Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo


Com vista a apoiar projetos de investimento em matéria de Transição Digital no Comércio e nos Serviços, foram apresentadas, no dia 16 de dezembro de 2021, as iniciativas dos Bairros Comerciais Digitais e das Aceleradoras do Comércio Digital incluídas na Componente “Empresas 4.0” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), financiado pelo fundo europeu de resposta da União Europeia à crise pandémica (Próxima Geração UE - Next Generation EU).  

A sessão, que pode ser consultada neste link, decorreu no Teatro Thalía, em Lisboa, e contou com a intervenção do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, do Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, do Secretário de Estado da Transição Digital, André de Aragão Azevedo, bem como do Presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, João Vieira Lopes.


 

A dotação destas duas Medidas ultrapassa os 100M€ e destina-se a promover e a apoiar a incorporação de tecnologia nos modelos de negócio das empresas, combinando-a, no caso dos Bairros Comerciais Digitais, com um investimento claro nos vetores da proximidade, do urbanismo comercial e da digitalização da experiência de consumo.  

Por sua vez, as Aceleradoras do Comércio Digital atuam no apoio à transição digital das empresas, com base numa avaliação do seu estágio de maturidade digital e na elaboração de um plano de ação, por empresa, destinado a promover a sua digitalização. Este plano de ação será acompanhado pelo financiamento da aquisição de serviços digitais, acedíveis pelas empresas.

Estas Medidas pretendem contribuir para a transformação dos modelos de negócio das PME portuguesas, em particular para sua digitalização, visando uma maior competitividade e resiliência, bem como um reposicionamento dos seus negócios num ecossistema digitalmente mais avançado. 


Assim, o Programa Comércio Digital – Programa para a digitalização de PME’s com foco em micro-PME’s dos setores do comércio e dos serviços, em que se inserem as Medidas supra referidas, pretende ativar os seus canais de comércio digitais, incorporar tecnologia nos modelos de negócio, bem como desmaterializar os processos por via da utilização das tecnologias de informação e comunicação, assim como apoiar a internacionalização. 


A Direção-Geral das Atividades Económicas [DGAE] é gestora destas duas medidas, em articulação com o IAPMEI, I.P. - Agência para a Competitividade e Inovação, e disponibilizará neste site toda a informação que, sucessivamente, seja publicada sobre cada uma destas Medidas. Em complemento, o Plano de Recuperação e Resiliência poderá ser consultado no Portal Recuperar Portugal.

 
  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões
  • Estamos ON