Homepage
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
Competitividade


Uma economia competitiva é aquela que regista um crescimento elevado e sustentado da produtividade e é uma das principais prioridades políticas da União Europeia (UE).

A competitividade de um país ou empresa depende da sua capacidade para colocar no mercado produtos e serviços que atendam aos padrões de qualidade dos mercados locais e mundiais a preços competitivos e proporcionam rendimentos face aos recursos utilizados ou consumidos na sua produção.

Atualmente, governos, empresas e indivíduos enfrentam elevados níveis de incerteza à medida que a tecnologia e as forças geopolíticas remodelam a ordem econômica e política.

As empresas necessitam de ter uma visão abrangente do mercado, estando dispostas a apostar numa presença global, na criação e desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, na criação de marcas credíveis, em canais de distribuição adequados e elevada presença digital.

Esta maior competitividade global coloca maiores desafios às empresas, bem como aos profissionais que contribuem para o seu desenvolvimento. A flexibilidade, melhoria contínua e criatividade, devem ser orientadas e focadas para a resolução de problemas reais e importantes na sociedade.

Com o advento da era digital e da transformação tecnológica, fenómenos disruptores face  ao tradicional conceito de empresa, várias dinâmicas fundamentais sofreram alterações profundas.

O conceito de digital mudou as antigas regras de competitividade empresarial e da concorrência; regras antes mais estáticas tornaram-se, obrigatoriamente, flexíveis e muito voláteis.

As abordagens tradicionais no sentido de assegurar o crescimento já não são suficientes para mitigar as pressões competitivas e concorrenciais. Todos os esforços de redução de custos devem estar completamente interligados com o conceito de crescimento.

As novas plataformas tecnológicas tornaram mais fácil saber como acontecem as operações levadas a cabo pelas diferentes empresas. A responsabilidade empresarial deixou de ser apenas pensada para clientes e acionistas, mas para a sociedade em geral. Se uma empresa não cumprir o que prometeu em termos estratégicos aos seus clientes, dificilmente terá sustentabilidade.

De acordo com a edição de 2019 do Global Competitiveness Report (GCR), Portugal posiciona-se na 34º posição em 141 economias, mantendo-se na mesma posição do ano anterior.

Dos 12 pilares que compõem o Global Competitiveness Report,  Portugal encontra-se melhor colocado em (i) Infraestrutura (21ª posição), (ii) Saúde (22ª posição), (iii) Dinamismo Empresarial (28ª posição), (iv) Instituições (30ª posição), (v) Capacidade de Inovação (31ª posição) e (vi) Adoção das TICs (34ª posição). 

  • Comunicar às Empresas
  • Brexit
  • Consultas Públicas
  • Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões
  • COVID-19
  • Estamos ON
66