Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
Competitividade



Competitividade Económica 


Uma economia competitiva é aquela que assegura um crescimento elevado e sustentado da produtividade, sendo este um dos objetivos centrais da ação política da União Europeia.

A competitividade de um país ou de uma empresa depende da sua capacidade para disponibilizar no mercado produtos e serviços que satisfaçam os padrões de qualidade exigidos nos mercados nacionais e internacionais, a preços competitivos e que, simultaneamente, gerem rendimentos compatíveis com os recursos utilizados na sua produção.

Num contexto global marcado por rápidas transformações tecnológicas e por um ambiente geopolítico volátil, governos, empresas e cidadãos enfrentam elevados níveis de incerteza. Neste cenário, as organizações precisam de adotar uma visão estratégica global: apostar no desenvolvimento e inovação de produtos e serviços, afirmar marcas com reputação sólida, assegurar redes de distribuição adequadas e reforçar a presença digital.

A necessidade de competitividade crescente impõe também exigências aos profissionais que integram essas organizações. A flexibilidade, a melhoria contínua e a criatividade devem ser orientadas para a resolução de problemas reais e significativos para a sociedade.

Com a evolução da era digital e da transformação tecnológica, muitos dos pressupostos tradicionais da atividade empresarial foram redefinidos. O emergir do digital transformou profundamente as regras da competitividade e da concorrência, tornando o contexto de negócio mais dinâmico e volátil. Estratégias clássicas de redução de custos deixaram de ser suficientes e face aos novos desafios, devem ser complementadas por políticas de crescimento, inovação e sustentabilidade a longo prazo.

As plataformas tecnológicas modernas tornaram mais transparente o funcionamento interno das empresas. A responsabilidade empresarial deixou de se dirigir apenas a clientes e acionistas e passou a abranger a sociedade como um todo. Por isso, o cumprimento dos compromissos estratégicos assumidos é essencial para assegurar a sustentabilidade e credibilidade das organizações.

De acordo com o mais recente ranking global de competitividade do IMD World Competitiveness Center (edição 2025), Portugal ocupa a 37.ª posição entre 69 economias avaliadas. Apesar da ligeira descida face à edição anterior, o país continua a evidenciar desempenho competitivo em domínios estruturais chave, como infraestruturas e eficiência governamental. 

Este enquadramento reforça a necessidade de todos os atores económicos, nomeadamente, empresas, gestores e profissionais, a adotarem uma postura proactiva e estratégica. Significa antecipar mudanças, valorizar a inovação, adaptar-se aos desafios globais e corresponder aos requisitos de sustentabilidade, responsabilidade social e competitividade exigidos no século XXI.




  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Canal de Denúncias