Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo


Apoio à elaboração de roteiros de descarbonização da indústria e capacitação das empresasAviso nº 01/C11-i01/2022


Foi publicado no dia 30 de dezembro de 2021, o Aviso nº 01/C11-i01/2022, Descarbonização da Indústria, com uma dotação na componente de subsídio não reembolsável, de 10 milhões de euros.


São suscetíveis de apoio, no âmbito do presente aviso, os projetos na área da capacitação das empresas e elaboração de instrumentos de informação, que deem resposta nomeadamente, à elaboração ou atualização relevante de Roteiros setoriais para a neutralidade carbónica que permitam identificar as soluções tecnológicas e de alteração de processos mais inovadoras, eficazes, específicas para a indústria nacional e eficientes em termos de custos e incorporando maior inovação, promovendo a sua discussão e disseminação, bem como a capacitação dos recursos humanos e a dinamização de redes de empresas visando a sua implementação. Serão privilegiados os projetos que incidam em setores com maior potencial de tradução de efeitos ao nível da descarbonização.


Neste âmbito poderão ser abrangidas de forma integrada com a elaboração ou atualização relevante de roteiros setoriais para a neutralidade carbónica, as seguintes atuações complementares:

a. Ciclo de workshops para a descarbonização da indústria;

b. Ações de formação dirigidas a empresas;

c. Plataformas de partilha de informação e boas práticas;

d. Apoio a participação em redes de empresas para a descarbonização.


Os beneficiários dos apoios previstos no presente Aviso são associações empresariais e centros tecnológicos dos diferentes setores industriais com competências técnicas orientadas para a valorização da atividade industrial.


Podem candidatar-se a este Aviso consórcios, devendo cada uma das entidades que compõem o consorcio cumprir com as condições especificas estabelecidas. 


A submissão das candidaturas, até às 18:00 horas do dia 18 de abril de 2022, pode ser feita através de formulário eletrónico disponível em IAPMEI - Descarbonização da Indústria


  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões
  • TALKS 30 anos do mercado único europeu