

Foi publicado no dia 10 de janeiro de 2022, o Aviso nº 02/C11-i01/2022, Descarbonização da Indústria, com uma dotação total de 705 milhões de euros, dos quais 200 milhões de euros afetos preferencialmente a PME.
O objetivo é alavancar a descarbonização do setor industrial e empresarial e promover uma mudança de paradigma na utilização dos recursos, contribuindo para acelerar a transição para uma economia neutra em carbono.
As tipologias de projetos passíveis de apoio no âmbito do presente Aviso, são:
a. Processos e tecnologias de baixo carbono na indústria – introdução de novos processos e modelos de negócio inovadores ou a alteração de processos visando a sua descarbonização e digitalização e a incorporação de novas matérias-primas, de combustíveis derivados de resíduos e a substituição e/ou adaptação de equipamentos e processos para novas tecnologias sustentáveis.
b. Adoção de medidas de eficiência energética na indústria – redução do consumo de energia e das emissões de gases com efeito de estufa, em paralelo com a adoção de sistemas de monitorização e gestão de consumos, aproveitando o potencial da digitalização e a automação
c. Incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento de energia – incorporação de hidrogénio e de outros gases renováveis na indústria, designadamente naquelas situações em que as opções tecnológicas custo-eficazes para descarbonização (por exemplo a eletrificação), são mais limitadas.
Os beneficiários dos apoios são Empresas Industriais, incluindo as indústrias extrativas e as indústrias transformadoras, bem como as entidades gestoras de parques industriais, cujos investimentos possam impactar a redução de emissões de gases de efeito de estufa nas empresas.
A submissão das candidaturas, esteve aberta até ao dia 29 de julho de 2022. Foram recebidas 242 candidaturas.