Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Agendas/Alianças (.01) Mobilizadoras para a Reindustrialização e (.02) Verdes para a Inovação EmpresarialAviso n.º 02/C05-i01/2022


Foi publicado no dia 31 de janeiro de 2022, o Aviso n.º 02/C05-i01/2022, Convite à apresentação de Propostas finais para Desenvolvimento de Projetos no âmbito das Agendas Mobilizadoras e das Agendas Verdes para a Inovação Empresarial (Fase II), com uma dotação total de 930 milhões de euros, especificamente dirigido às propostas de Manifestação de Interesse selecionadas na Fase I.


As Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial constituem-se como projetos colaborativos que permitem alavancar o desenvolvimento de novos produtos, serviços e soluções, com elevado valor acrescentado e incorporação de conhecimento e tecnologia, através da formação de consórcios sólidos e estruturantes que garantam o desenvolvimento, a diversificação e a especialização de cadeias de valor nacionais.


Os projetos devem enquadrar-se nas seguintes tipologias:

Pactos de Inovação, conforme definido na alínea d) do artigo 2.º do Regulamento do Sistema de Incentivos “Agendas para a Inovação Empresarial”, anexo à Portaria nº 43- A/2022, de 19 de janeiro.


Projetos Mobilizadores de Agendas de Inovação, conforme definido na alínea e) do artigo 2.º do Regulamento do Sistema de Incentivos “Agendas para a Inovação Empresarial”, anexo à Portaria nº 43-A/2022, de 19 de janeiro.


A apresentação das candidaturas é realizada pela empresa líder do consórcio, através de formulário eletrónico disponível AQUI.

Para apresentar a candidatura é indispensável que todos os co-promotores tenham efetuado o registo e autenticação na plataforma do Sistema de Incentivos às empresas do PT2020 (Balcão 2020).


Mais informação sobre as Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes AQUI.


A submissão das candidaturas, até às 19:00 horas do dia 31 de março de  2022, pode ser feita através de formulário eletrónico disponível AQUI



  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões
  • TALKS 30 anos do mercado único europeu