Os Selos de Maturidade Digital concretizam uma das medidas do Plano de Ação para a Transição Digital, criado no âmbito da RCM n.º 30/2020, de 21 de abril, para promover a transformação digital da economia. O programa é financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, incluída na componente 16, Empresas 4.0, Investimento TD-C16-i03 - Catalisação da Transição Digital das Empresas, sendo dotada de 30 milhões de euros para a sua concretização, com o objetivo de certificar 15000 entidades no período de vigência do PRR.
A medida visa promover o reconhecimento de boas práticas digitais, via a certificação da maturidade digital em quatro dimensões - cibersegurança, privacidade, sustentabilidade e acessibilidade -, reduzindo a exposição a riscos, assegurando conformidades com normativos e reforçando a confiança entre empresas e sociedade.
A dimensão Cibersegurança já se encontra disponível para obtenção de certificação, estando previsto o lançamento das restantes dimensões a breve trecho.
Espera-se com este investimento contribuir para uma mudança estrutural no modo como se desenvolvem os negócios digitais e criar um impacto positivo e de longo prazo no modo como são tratados e partilhados dados, aspeto fundamental no reforço da resiliência, confiança e segurança dos sistemas das empresas.
Saiba mais informação sobre os Selos de Maturidade Digital aqui e em https://selosmaturidadedigital.incm.pt/