Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

No âmbito das suas competências de acompanhamento e monitorização dos setores industriais, a Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) tem vindo a produzir e disponibilizar, em vários formatos, instrumentos de difusão de informação sobre a atividade das empresas nacionais, com base em estatísticas oficiais, nomeadamente o Sistemas de Contas Integradas das Empresas, as Estatísticas do Comércio Internacional, da responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística (INE), ou os consumos de energia na indústria, da responsabilidade da Direção-Geral de Energia e Geologia. 

Em 2021, os formatos de infografia e sínteses de indicadores foram substituídos por um painel (Dashboard) com os principais indicadores de desempenho da atividade das empresas nacionais (não financeiras), por Divisão da CAE Rev. 3, para o período de 2010 ao ano de referência mais recente disponível. Este Dashboard de monitorização da atividade das empresas nacionais (não financeiras) permitiu uma melhoria significativa do serviço de informação que a DGAE pretende prestar, não só pela desmaterialização e simplificação de processos, mas sobretudo por permitir aos utilizadores o acesso a um conjunto mais vasto de informação, que pode ser parametrizado em função das suas necessidades.

Embora o Dashboard de monitorização da atividade das empresas nacionais (não financeiras) disponibilize apenas informação ao nível da Divisão da CAE Rev. 2, podem ser solicitadas aos nossos serviços consultas para outros níveis (Grupos, Classes, Subgrupos ou combinações destes), estando a resposta sujeita à disponibilidade dos dados, que em alguns casos são confidenciais por motivos de segredo estatístico. Na secção de Relatórios Setoriais Detalhados estão disponíveis fichas para mais de 80 Grupos, Classes e Subgrupos da CAE, incluindo as atividades das Indústrias Transformadoras, da Construção, do Comércio e da Restauração.


Dashboard de monitorização da atividade das empresas nacionais (não financeiras) – Clique na imagem


Com a atualização da Estratégia Industrial da União Europeia (UE), em maio de 2021, o Relatório Anual do Mercado Interno (pág. 208) veio estabelecer a metodologia de agrupamento das atividades económicas e a estrutura de ponderadores para definição dos 14 Ecossistemas Industriais. Estes Ecossistemas Industriais constituem-se como os pilares fundamentais da recuperação e da mudança de paradigma industrial da UE, assente na dupla transição, verde e digital, no reforço da resiliência e da redução das vulnerabilidades das cadeias de valor estratégicas face a dependências críticas de outras geografias.

Tendo em conta que muitas das discussões e negociações em diversas formações de peritos da Comissão Europeia e níveis do Conselho da União Europeia se baseiam atualmente nesta perspetiva dos Ecossistemas Industriais, a DGAE desenvolveu um segundo Dashboard para caracterização e monitorização da atividade dos Ecossistemas Industriais em Portugal, também já disponível, e que tem por base a mesma informação estatística oficial utilizada no Dashboard de monitorização da atividade das empresas nacionais (não financeiras), tendo sido aplicada a metodologia definida no Relatório Anual do Mercado Interno (pág. 208).


Dashboard da Atividade dos Ecossistemas Industriais em Portugal – Clique na imagem para aceder


Em caso de dúvidas na utilização destes Dashboards ou sugestões, não deixe de contactar os nossos serviços através do telefone 21 791 91 00 e do endereço de e-mail: dgae@dgae.gov.pt.




  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões
  • TALKS 30 anos do mercado único europeu