Homepage
Direção-Geral das Atividades Económicas
    Espaço Comerciante
    Sustentabilidade Empresarial


    Os temas relacionados com a sustentabilidade estão cada vez mais presentes nas estratégias empresariais, ao longo das cadeias de valor e no relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros de negócio.

    De acordo com a definição constante no Relatório Brundtland, apresentado em 1987, o «Desenvolvimento Sustentável» é definido como um modelo de desenvolvimento que "responde às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras darem resposta às suas próprias necessidades".

    O desenvolvimento sustentável pressupõe assim uma visão integradora do desenvolvimento e aborda as dimensões económica, ambiental e social.

    A Resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada «Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável» entrou em vigor a 1 de janeiro de 2016 e integra 17 objetivos desdobrados em 169 metas.

    Os 17 «Objetivos de Desenvolvimento Sustentável» (ODS), aprovados por unanimidade por 193 Estados-Membros da ONU, reunidos em Assembleia-Geral a 25 de setembro de 2015, definem as prioridades e aspirações dos Governos e cidadãos para 2030 e visam a criação de um novo modelo global de governança para erradicar a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar, combater as desigualdades sociais, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

     
    • Comunicar às Empresas
    • Questões e Sugestões
    • Simplex
    66