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Direção-Geral das Atividades Económicas
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Competitividade


Uma economia competitiva é aquela que regista um crescimento elevado e sustentado da produtividade e é uma das principais prioridades políticas da União Europeia (UE).

A competitividade de um país ou empresa depende da sua capacidade para colocar no mercado produtos e serviços que atendam aos padrões de qualidade dos mercados locais e mundiais a preços competitivos e proporcionam rendimentos face aos recursos utilizados ou consumidos na sua produção.

Atualmente, governos, empresas e indivíduos enfrentam elevados níveis de incerteza à medida que a tecnologia e as forças geopolíticas remodelam a ordem econômica e política.

As empresas necessitam de ter uma visão abrangente do mercado, estando dispostas a apostar numa presença global, na criação e desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, na criação de marcas credíveis, em canais de distribuição adequados e elevada presença digital.

Esta maior competitividade global coloca maiores desafios às empresas, bem como aos profissionais que contribuem para o seu desenvolvimento. A flexibilidade, melhoria contínua e criatividade, devem ser orientadas e focadas para a resolução de problemas reais e importantes na sociedade.

Com o advento da era digital e da transformação tecnológica, fenómenos disruptores face  ao tradicional conceito de empresa, várias dinâmicas fundamentais sofreram alterações profundas.

O conceito de digital mudou as antigas regras de competitividade empresarial e da concorrência; regras antes mais estáticas tornaram-se, obrigatoriamente, flexíveis e muito voláteis.

As abordagens tradicionais no sentido de assegurar o crescimento já não são suficientes para mitigar as pressões competitivas e concorrenciais. Todos os esforços de redução de custos devem estar completamente interligados com o conceito de crescimento.

As novas plataformas tecnológicas tornaram mais fácil saber como acontecem as operações levadas a cabo pelas diferentes empresas. A responsabilidade empresarial deixou de ser apenas pensada para clientes e acionistas, mas para a sociedade em geral. Se uma empresa não cumprir o que prometeu em termos estratégicos aos seus clientes, dificilmente terá sustentabilidade.

De acordo com o Ranking de Competitividade Mundial de 2021, publicado pelo Institute for Management Development (IMD), Portugal ocupa a 36.ª posição em termos de competitividade, numa lista de 64 economias a nível mundial, tendo subido uma posição relativamente a 2020.

Entre os 26 Estados-Membros da União Europeia considerados (o ranking não inclui Malta), Portugal assume a 15ª posição. 




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