Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo



Medida incluída na Componente 16, Empresas 4.0, do PRR, integrada no Investimento TD-C16-i03 - Catalisação da Transição Digital das Empresas, os Selos de Maturidade Digital concretizam uma das medidas do Plano de Ação para a Transição Digital para promover a transformação digital da economia. Com uma dotação de 30 milhões de euros, tem como objetivo a certificação de 15000 entidades no período de vigência do PRR.

Os Selos de Maturidade Digital visam promover o reconhecimento de boas práticas digitais, via a certificação da maturidade digital em quatro dimensões - cibersegurança, privacidade, sustentabilidade e acessibilidade -, reduzindo a exposição a riscos, assegurando conformidades com normativos e reforçando a confiança entre empresas e sociedade.




Esta medida vem complementar a oferta de certificações já existente, com o objetivo de dar mais opções para que as PME se certifiquem e avancem para a digitalização, sem prejudicar a concorrência. 

Existem quatro Selos de Maturidade Digital e um Selo Global que refletem a certificação em três níveis distintos: Bronze, Prata e Ouro

A certificação está acessível a qualquer organização, do setor privado ou público, que se pode certificar nas dimensões que considerar mais relevantes e/ou prioritárias para o seu negócio.



Cada selo apresenta a dimensão da certificação e o respetivo nível alcançado pela organização. 

Exemplo ouro:




O Selo de Maturidade Digital Global é atribuído apenas quando a organização tiver pelo menos o nível Bronze a todas as quatro dimensões de certificação.    




Esta é uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto Português de Acreditação e o Instituto Português da Qualidade, as entidades certificadoras e a Imprensa Nacional Casa da Moeda, com o acompanhamento da Estrutura de Missão Portugal Digital (EMPD).

Tem como entidades parceiras: AMA I.P., Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) e a Direção Geral das Atividades Económicas (DGAE).

Para obtenção de mais informações deve consultar: https://selosmaturidadedigital.incm.pt/







DOCUMENTOS PARA DOWNLOAD:

Regulamento de Utilização da Marca Nacional Selos de Maturidade Digital



  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões