
Já foi concluída a avaliação das 54 candidaturas recebidas no âmbito dos 3 Concursos abertos para a apresentação de candidaturas ao desenvolvimento de projetos no âmbito da medida «Rede Nacional de Test Beds».
Concluída a avaliação de mérito das candidaturas, foram já selecionadas 30 candidaturas com avaliação de mérito FAVORÁVEL, que não apresentaram alegações contrárias aos termos de notificação da proposta de decisão.
O IAPMEI disponibiliza um dashboard que permite às empresas conhecerem melhor a Rede nacional de Test Beds, sua localização e como selecionar a que poderá fornecer melhor resposta às suas necessidades de desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Medida incluída na Componente 16, Empresas 4.0, do PRR, e integrada no Investimento TD-C16-i02 – Dimensão Transição Digital das Empresas, visa a criação de uma rede nacional de 30 Test Beds, através do apoio a infraestruturas que visam criar as condições necessárias às empresas para o desenvolvimento e teste de 3600 novos produtos e/ou serviços piloto e acelerar o processo de transição digital, seja via um espaço físico ou via simulação virtual.
Cada Test Bed terá de cumprir com um mínimo de produtos piloto, consoante a categoria de Test Bed a que se candidatam.
O objetivo desta rede colaborativa é aumentar o número de produtos piloto (digitais ou apenas possíveis de produzir com recurso à digitalização de processos e de ferramentas digitais), que se tornam comercialmente viáveis atravessando o que é apelidado de “vale da morte” e partilhar conhecimento/experiência através de casos de estudo, para contribuir para a aprendizagem de processos digitais por parte das Pequenas e Médias Empresas (PME).
As Test Beds funcionam numa lógica colaborativa entre as empresas responsáveis pela sua operação e as empresas e startups a quem prestam serviços relacionados com a experimentação e teste de produtos e/ou serviços piloto que se enquadrem em Technology Readiness Level (TRL) entre 7 e 9, com uma forte componente digital e/ou de simulação virtual/digital associada.
Na sequência da publicação da Portaria nº 135-A/2022, de 1 de abril, que aprovou o Regulamento do Sistema de Incentivos “Empresas 4.0”, foram publicados três concursos para apresentação de candidaturas para desenvolvimento de projetos no âmbito da medida Rede Nacional de Test Beds - o Aviso n.º 03/C16-i02/2022, de 6 de abril, posteriormente republicado, Aviso N.º 07/C16-i02/2022, de 21 de julho, republicado em 4 de agosto e 26 de setembro e Aviso N.º 09/C16-i02/2022, de 27 de setembro.
Numa ótica de partilha de conhecimento e de sinergias indutoras da competitividade das empresas, as Test Beds serão parte integrante do ecossistema de aceleração da transformação digital de Portugal, juntamente com os Pólos de Inovação Digital (DIH) e as Zonas Livres Tecnológicas (ZLT).
Contactos
• Estrutura de Missão Portugal Digital (EMPD)
• IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação