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Direção-Geral das Atividades Económicas
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O empreendedorismo, representa uma componente fundamental numa economia de mercado globalizada e competitiva, enquanto impulsionador do emprego e do crescimento económico, encontrando-se por isso no centro da política económica.

As vantagens associadas ao empreendedorismo são claras: criação de novas empresas, maior investimento na economia, criação de novos empregos, a promoção da competitividade e da inovação.
O empreendedorismo associa criatividade, inovação e a capacidade de correr riscos.

Educar para o empreendedorismo deve ser por isso incentivado, com a participação ativa das organizações, cidadãos, empresas e outros stakeholders.

O desenvolvimento de atitudes e comportamentos empreendedores é reconhecido por todos os Estados-membros como uma prioridade de atuação. Neste âmbito a União Europeia tem vindo a promover o empreendedorismo como fator chave da competitividade e já destacou a importância de fomentar uma cultura empreendedora europeia.

Faz também parte integrante dos princípios que constituem a iniciativa da União Europeia Small Business Act para a Europa e adotada por todos os Estados membros. Esta iniciativa pretende melhorar a abordagem política global do empreendedorismo, de modo a ancorar irreversivelmente o princípio «Think Small First» na definição das políticas, promovendo o crescimento das PME ajudando-as a ultrapassar os problemas que ainda travam o seu desenvolvimento.

Portugal possui empresas e empreendedores de grande qualidade, capazes de competirem nos mercados globais. De acordo com a SBA Fact Sheet 2019, Portugal apresenta um desempenho acima da média da UE, tendo vindo a alcançar progressos significativos desde 2008. Em Portugal o empreendedorismo é considerado uma opção de carreira atraente e o governo português continua emprenhado através da sua Estratégia Nacional Startup Portugal + em promover e consolidar um ecossistema empreendedor nacional robusto e eficaz, capaz de atrair investidores nacionais e estrangeiros e acelerar o crescimento das startups portuguesas nos mercados externos.


> Relatório Doing Business do Banco Mundial (2020)

> Relatório “Going for Growth” da OCDE

 

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