Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Congresso do Comércio 2025 destacou o papel da digitalização e das políticas públicas na competitividade do setor

Congresso do Comércio 2025 destacou o papel da digitalização e das políticas públicas na competitivi

O Congresso do Comércio 2025 decorreu no dia 11 de novembro, no Auditório Municipal de Barcelos, reunindo dezenas de empresários, autarcas e representantes de entidades públicas e associativas para debater os desafios e oportunidades do comércio e dos serviços.

O encontro, organizado pela Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB) e pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), contou com a presença do Ministro da Agricultura e do Mar, José Manuel Fernandes, que apelou à definição clara dos projetos e prioridades dos territórios para melhor enquadramento nos instrumentos de apoio disponíveis, bem como do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, que encerrou a sessão, lembrando da importância destes setores no conjunto da economia nacional, quer em termos de PIB, quer de número de empregados.


Na sessão de abertura, o presidente da ACIB, João Albuquerque, defendeu “mais apoios concretos” para o setor, salientando o seu peso na economia e no emprego. Também a vereadora da Câmara Municipal de Barcelos, Dalva Rodrigues, destacou o papel do projeto Bairro Comercial Digital de Barcelos como exemplo de colaboração entre poder local, empresas e associações.


A Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) participou no congresso, apresentando as principais políticas e instrumentos de apoio aos setores do comércio e dos serviços. Entre as medidas em destaque estiveram os Bairros Comerciais Digitais e as Aceleradoras de Comércio Digital, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que promovem a digitalização das empresas e a modernização dos espaços urbanos.


A DGAE apresentou ainda outras iniciativas que integram a Agenda para a Competitividade do Comércio e Serviços 2030, como o programa Comércio com História e a Área do Comerciante, um portal que reúne informação atualizada sobre legislação, incentivos e programas de apoio. A par disso, referiu ainda o portal Comunicar ao Consumidor, como fonte de informação útil sobre as obrigações legais de comunicação ao consumidor previstas na lei portuguesa e europeia.


O Congresso do Comércio 2025 reforçou, assim, a importância da cooperação entre Estado, associações e empresas na construção de um comércio mais competitivo, digital e sustentável, capaz de responder às transformações económicas e tecnológicas em curso.


13-11-2025




  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Canal de Denúncias