
A liberalização do comércio é reconhecida como fundamental para gerar mais crescimento económico e mais e melhores empregos. Por essa razão, a UE tem vindo a negociar acordos de comércio livre (ACL), que se traduzem em vantagens competitivas para as empresas europeias, eliminando as barreiras existentes à entrada nos mercados dos países parceiros.
Nos últimos anos, esses ACL têm ido além do acesso ao mercado de mercadorias, estabelecendo compromissos numa variedade de outros temas. São denominados ACL de “nova geração” e incluem, por exemplo: barreiras não-pautais, regras de origem, serviços e estabelecimento, contratos públicos, medidas sanitárias e fitossanitárias, direitos de propriedade intelectual (incluindo indicações geográficas), cooperação regulamentar, desenvolvimento sustentável, energia e matérias-primas, alfândegas e facilitação do comércio, PME, proteção de investimento, concorrência, ou resolução de litígios.
Consulte a plataforma ACCESS2MARKETS onde encontra informação sobre os acordos de comércio livre da UE (direitos aduaneiros, barreiras, regras de origem, formalidades).