Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

25 de junho de 2021| Encerramento do Fórum do Mercado Interno

 

No dia 25 de junho, a PPUE2021 organizou, em conjunto com a Comissão Europeia, o Fórum do Mercado Único 2021. O tema do Fórum foi “Seguindo em frente”, tendo sido abordados os desafios e fragilidades no Mercado Único criados pela pandemia COVID-19, bem como as principais transformações e tendências para o futuro. Também foi discutida a importância de eliminar os entraves ao correto funcionamento do Mercado Único, designadamente no quadro dos procedimentos de notificação que decorrem da Diretiva Serviços e da Diretiva Transparência.


Mais informações sobre este evento aqui

 

21 de junho de 2021| Webinar “Pack4Skills in the EU Industrial Ecosystems”

 

No contexto da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, realizou-se a 21 de junho um Webinar sobre o papel do Pacto Europeu para a Promoção de Competências nos Ecossistemas Industriais. Este webinar foi organizado pela Direção Geral das Atividades Económicas e contou com a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, bem como representantes da Comissão Europeia, meio empresarial, administração pública central e local, sistema de ensino superior e investigação nacionais, procurando contribuir para o aumento da consciência sobre o futuro das qualificações da mão-de-obra nos ecossistemas industriais e as possibilidades que os stakeholders têm para unir esforços e tirar o melhor desta iniciativa – o Pacto para as Competências – e dos seus benefícios para as pessoas, a indústria e a sociedade.


Encontram-se disponibilizadas informações adicionais sobre este evento aqui

 

7 – 9 de junho de 2021| Viagem aos Attachés de Economia do Grupo de Competitividade e Crescimento

 

Realizou-se entre 7 e 9 de junho de 2021 a visita a Portugal dos Conselheiros Económicos do Grupo de Trabalho “Competitividade e Crescimento”. Durante esta viagem, A comitiva, que envolveu 38 participantes, visitou o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), o Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, o laboratório DONE LAB, parceria entre a Bosch e a Universidade  o Minho, a empresa têxtil CALVELEX, o CITEVE, e o CENTI.

 

1 – 2 de junho| Assembleia Digital

 

A Assembleia Digital, coorganizada pela Comissão Europeia e a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, decorreu a 1 e 2 de junho, em formato digital, em torno do tema “Leading Europe's Digital Decade“. O evento reuniu Ministros de diferentes Estados-Membros, bem como representantes do setor privado e da sociedade civil. O primeiro dia do evento incidiu sobre a apresentação da  Comunicação “ Orientações para a Digitalização até 2030: a via europeia para a Década Digital”. O segundo dia foi, por sua vez, dedicado ao lançamento do Programa Europa Digital, o primeiro instrumento Financeiro da EU para projetos europeus no digital. Este evento está ainda associado à inauguração formal do cabo submarino Ellalink entre a Europa (Sines, Portugal) e a América Latina (Fortaleza, Brasil).


Mais informações sobre este evento aqui



  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões