Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Evento sobre futuro digital da Europa | 1 e 2 junho

Realiza-se a 1 e 2 de junho o evento “Digital Assembly 2021 – Leading the Digital Decade”. Este evento virtual, coorganizado pela Comissão Europeia e pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, procura debater o futuro digital da União Europeia, focando-se na análise da Comunicação “2030 Digital Compass – The European way for the Digital Decade”, e vai apresentar ainda o primeiro instrumento financeiro dedicado ao setor Digital, o Digital Europe Programme – DIGITAL.

Com efeito, pretende-se focar uma abordagem Verde e Digital nos esforços de recuperação económica e na manutenção da autonomia estratégica da União Europeia, tal como previsto nas prioridades da Presidência Portuguesa. A PPUE2021 continua empenhada em promover a superação da crise desencadeada pela pandemia COVID-19, que veio sublinhar a necessidade de encontrar soluções comuns, de repensar o futuro digital da União Europeia e de implementar a regulamentação adequada para revigorar a economia e apoiar os cidadãos europeus. Neste sentido, durante a Assembleia Digital será apresentada a Declaração de Lisboa “Democracia Digital com um Propósito”, um modelo de transformação digital que visa lançar as bases para o fortalecimento da dimensão humana do ecossistema digital através da promoção da literacia digital, dos valores democráticos, direitos e liberdades dos cidadãos e cooperação internacional, como condições cruciais para um mundo digital confiável e competitivo.

É ainda de notar que a “Digital Assembly 2021” está associada à Plataforma Europeia de Entrada de Dados, assente em cabos submarinos, que contribuirá para uma maior autonomia digital europeia, baseada na proteção e privacidade de dados e na conectividade internacional. Assim, terá lugar a 2 de junho, em Sines, a inauguração do cabo submarino de fibra ótica 'Ellalink', o primeiro cabo que ligará a América do Sul, Fortaleza, ao continente europeu, em Sines.


13-05-2021




  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões