
PRR | Bairro Comercial Digital de Sintra: DGAE reúne com os responsáveis pelo projeto

Decorreu, no passado dia 19 de novembro de 2025, na Câmara Municipal de Sintra, uma reunião técnica com os responsáveis pela implementação do “Sintra Vila Digital”, projeto integrado no Aviso n.º 12/C16-i02/2023 do Plano de Recuperação e Resiliência, com o objetivo de favorecer o crescimento económico dos negócios locais, integrando na sua atividade tecnologias digitais que ajudem a divulgar a respetiva oferta e a atrair mais clientes.
Promovido pela Câmara Municipal de Sintra, em copromoção com a Associação Empresarial do Concelho de Sintra (AESINTRA), a EMES - Empresa Municipal de Estacionamento de Sintra e a ATSintra - Associação de Turismo de Sintra, o projeto “Sintra Vila Digital” beneficia de um investimento aproximado de 1,2 milhões de euros destinado à modernização digital dos estabelecimentos de comércio, serviços e restauração localizados em 3 áreas distintas do centro histórico do concelho, a Vila Velha, Estefânia e Portela.
Durante a reunião foram apresentadas a plataforma de marketplace, dedicada à compra e encomenda de produtos disponibilizados pelas empresas instaladas no Bairro, e desenvolvida com o apoio dos alunos do ISCTE - Sintra | Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas, assim como a app de realidade aumentada, com a disponibilização de conteúdos interativos em pontos de interesse.
Após a reunião, foi possível verificar, no terreno, algumas soluções tecnológicas já instaladas, entre as quais se destacam mupis interativos, a par de mupis interiores colocados em locais de acesso público. Também já se encontra concluída a instalação de dois cacifos, um frigorífico e outro não refrigerado, que permitem a recolha e o levantamento de encomendas de forma rápida e segura, de três papeleiras inteligentes e de um banco inteligente, o qual inclui um sistema de carregamento wireless que permite aos utilizadores recarregar o telemóvel de forma simples: basta pousar o dispositivo no ponto indicado e iniciar o carregamento. A solução acrescenta comodidade ao espaço público e responde a necessidades concretas de quem vive, trabalha ou visita o centro da cidade.
Foi, ainda, referido que o projeto ambiciona, a longo prazo, implementar um sistema de bike sharing, em parceria com os alunos do ISCTE - Sintra, direcionado para a entregas em casa.
Para conhecer melhor a iniciativa «Bairros Comerciais Digitais», consulte esta página.












