Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Pacto UE para as Competências celebra 1.º aniversário

Pacto UE para as Competências



Um ano depois do seu lançamento, a 10 de novembro de 2020, o Pacto UE para as Competências reuniu já a manifestação de interesse de 450 organizações em requalificar 1,5 milhões de pessoas na Europa. Entre as organizações, contam-se exemplos como o das multinacionais Nestlé, SAP, Google, Cisco ou Microsoft, entidades de formação e ensino, câmaras de comércio, PMEs, clusters setoriais, entre outras.



O Pacto UE para as Competências foi estabelecido com o intuito de reunir empresas, profissionais, autoridades nacionais, regionais e locais, os parceiros sociais e as entidades de educação e formação para a identificação das competências essenciais nos diferentes setores da economia e assegurar a transição para uma sociedade verde e digital, sendo uma das 12 ações emblemáticas da Agenda de Competências para a Europa.

Neste primeiro ano, foram desenvolvidas várias iniciativas, de que são exemplos a Automative Skills Alliance (automóvel), o roteiro para uma força de trabalho altamente qualificada (microeletrónica) ou o projeto MATES (energias renováveis).

De relembrar que as ações empreendidas no âmbito do Pacto contribuem para a concretização dos objetivos do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, incluindo o compromisso adotado na Cimeira Social do Porto, pelos chefes de Estado e de Governo, de até 2030, pelo menos 60% dos adultos participarem em ações de formação todos os anos.

Aproveitamos para recordar o webinar realizado pela Direção-Geral das Atividades Económicas no final da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, no primeiro semestre de 2021, dedicado a este tema e que contou com a participação de representantes da Comissão Europeia, da Business Europe, da European Round Table for Industry, das empresas e do sistema de ciência, tecnologia e ensino superior nacionais, que se reuniram numa reflexão sobre os desafios que as economias da União Europeia enfrentam em termos de qualificação e requalificação da mão-de-obra, em resultado da mudança de paradigma industrial, que assenta na dupla transição (verde e digital) e na necessidade de reforço da resiliência e da capacidade adaptativa das empresas europeias e das cadeias de valor em que se inserem. A gravação do evento está disponível aqui.

Para mais informação sobre o Pacto para as Competências aceda aqui.



  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões