Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Os benefícios dos Acordos Comerciais da UE para as PME em Portugal


Teve lugar, no dia 17 de março de 2023, na Fundação Calouste Gulbenkian, a Conferência “Os benefícios dos Acordos Comerciais da UE para as PME em Portugal”.


O evento reuniu uma dezena de oradores, incluindo o Presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, a Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira, e o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes. 


Foi apresentado o estudo conduzido pela Associação INDEG-ISCTE Executive Education, a pedido da eurodeputada Margarida Marques, sobre este tema dos benefícios dos acordos de comércio da UE para as pequenas e médias empresas (PME) de Portugal. Teve por base um inquérito a 71 PME e dezenas de entrevistas, incluindo a representantes: do Ministério da Economia e do Mar, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Autoridade Tributária; da Ordem dos Despachantes Oficiais; de várias associações empresariais e empresas.


Após a apresentação do estudo seguiu-se uma mesa-redonda com representantes de associações empresariais e de instituições públicas, incluindo a Diretora-Geral da Direção-Geral das Atividades Económicas, Fernanda Ferreira Dias, que abordaram os pontos mais salientes do mesmo.


Uma das principais conclusões do estudo é que as PME portuguesas não possuem os recursos humanos, financeiros e o tempo necessários à consulta e à utilização da informação sobre os acordos comerciais que a UE tem conseguido negociar com países terceiros. É destaca a necessidade de fazer chegar às PME portuguesas toda a informação sobre as vantagens destes acordos para remover barreiras e potenciar as exportações extracomunitárias.


Para mais informação sobre os acordos de comércio livre da UE com países terceiros, consultar:

Área desta DGAE dedicada aos acordos: https://www.dgae.gov.pt/servicos/comercio-internacional-e-relacoes-internacionais/politica-comercial-externa/acordos-de-comercio.aspx

Website da DG TRADE da Comissão Europeia: https://policy.trade.ec.europa.eu/eu-trade-relationships-country-and-region/negotiations-and-agreements_en


22-03-2023





  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões
  • TALKS 30 anos do mercado único europeu