Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

REUE EM PORTUGAL 


Eventos #REUE 


Nesta página poderá consultar os eventos #REUE que se encontram programados ou que já foram realizados. 


Conferência #REUE2023 

12 de outubro de 2023 




Os efeitos das alterações climáticas são uma realidade cada vez mais presente nos nossos dias, tornando-se a consciência ambiental uma prioridade crescente. 


Enfrentar a crise climática é, por isso, uma responsabilidade de todos, dos setores público e privado, mas também das ONGs, da academia e dos consumidores, razão pela qual requer respostas concertadas orientadas para todas as fases do ciclo de vida de produtos e serviços, desde a produção à eliminação, passando pelo consumo. Neste contexto, dar continuidade às várias estratégias de produção e consumo sustentáveis constitui o único caminho possível para construir um futuro próspero para as novas gerações.  


A Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE), enquanto Organismo Competente para a atribuição de licenças de utilização do Rótulo Ecológico da União Europeia (REUE), tem vindo a apostar progressivamente na promoção deste sistema de certificação ambiental ao nível nacional, implementando melhorias constantes na estratégia de comunicação do REUE. 


Desde 2021, com o objetivo de dar visibilidade e celebrar a efeméride do Dia Mundial do Rótulo Ecológico, a DGAE organiza uma conferência virtual dedicada a apresentar as mais recentes novidades sobre o REUE e o seu contributo para a sociedade - #REUE2021 | Promover uma Transição Sustentável e #REUE2022 | Na Rota para o Consumo Sustentável. 


Em 2023, a DGAE celebrou o Dia Mundial do Rótulo Ecológico, no dia 12 de outubro, através da realização da Conferência Virtual #REUE2023 sob o mote “Construir o futuro”, onde se evidenciou o contributo do REUE no desenvolvimento e execução de políticas públicas que também promovem a produção e consumo sustentáveis. 


Esta conferência contou com a participação de diversos interlocutores da DGAE, da Comissão Europeia (DG ENV), da Secretaria-Geral da Economia, da Direção-Geral do Consumidor e do Turismo de Portugal, I.P.. 


Gravação do evento: Gravação #REUE2023 | Construir o Futuro | 12 de outubro  


Programa do evento: Programa #REUE2023 | Construir o Futuro | 12 de outubro  


Ciclo de Eventos #REUE2022 




Conferência #REUE2022 | Na Rota para o Consumo Sustentável

13 de outubro de 2022 


Com o objetivo de reforçar a promoção do sistema de Rótulo Ecológico da União Europeia (REUE), a Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) organizou o ciclo de eventos virtuais #REUE2022.

O sistema REUE consiste num instrumento europeu de natureza voluntária, que visa reduzir os impactos negativos da produção e do consumo, promovendo produtos e serviços com elevado nível de desempenho ambiental. Em Portugal, a DGAE é o organismo competente para a atribuição de licenças de utilização do REUE e é responsável pela promoção deste sistema de rotulagem. 

Em 2022, ano em que comemora 30 anos de existência, este sistema continua dedicado a garantir um futuro mais verde e a construir uma Europa mais resiliente, contribuindo assim para os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, em particular para a concretização da ambição em matéria de economia circular, neutralidade climática e poluição zero.

Com o objetivo de promover o sistema REUE junto dos consumidores (B2C e B2B), a DGAE irá realizar no próximo dia 13 de outubro a conferência virtual #REUE2022 sob o mote “Na Rota para o Consumo Sustentável”. O evento contará com duas intervenções de peritos internacionais: Björn-Erik Lönn, Presidente da Global Ecolabeling Network e Anna Norberg, responsável de imprensa e relações-públicas do Organismo Competente da Suécia para o REUE (Ecolabelling Sweden). 


Consulte aqui:




Workshop #REUE2022 – Celebrar o Dia Europeu do Mar

25 de maio de 2022 





Workshop #REUE2022  – Celebrar o Dia da Terra

28 de abril de 2022 



Conferência #REUE2021 




O sistema de Rótulo Ecológico da União Europeia (REUE) é um instrumento europeu de natureza voluntária que visa reduzir os impactos negativos da produção e do consumo, promovendo produtos e serviços com elevado nível de desempenho ambiental. Em Portugal, a Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) é o organismo competente para a atribuição de licenças de utilização do REUE e é responsável pela promoção deste sistema de rotulagem.


Com o objetivo de apresentar as mais recentes atividades de promoção do REUE, destacar casos de sucesso e refletir sobre o papel deste sistema na promoção da sustentabilidade em Portugal, a DGAE organiza o evento online #REUE2021, sob o mote “Promover uma Transição Sustentável”.


O evento contou com a participação de representantes da Comissão Europeia, da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., da Direção-Geral do Consumidor, do Turismo de Portugal, I.P., da DECO PROTESTE, do FeelViana Sport Hotel, da Greendet, Lda., da Renova, S.A., da SONAE MC, bem como com a intervenção do Sr. Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, na sessão de encerramento.


Consulte aqui:




  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões