

No dia 19 de março decorreu, em formato virtual, o evento Digital Day.
Este evento, um dos mais emblemáticos da Presidência portuguesa na área digital, foi organizado conjuntamente pelo Comissário da UE para o Mercado Interno, Thierry Breton e pela PPUE.
Neste contexto, realca-se as seguintes Declarações Ministeriais:
- “European Data Gateways as a key element of the EU’s Digital Decade” que pretende explorar o potencial da Europa para se tornar um hub de dados de classe mundial, focando-se na conectividade internacional através de cabos terrestres e submarinos, comunicações por satélite e outras infraestruturas de dados vitais.
- “EU Startup Nations Standard” que expressa a vontade política e o compromisso da UE de atuar no sentido de garantir que todas as startups e scaleups europeias beneficiem das melhores práticas que sustentam os ecossistemas de startups de maior sucesso da Europa e do mundo.
- “A Green and Digital Transformation of the EU” que estabelece uma série de ações para mobilizar investimentos em tecnologias limpas e digitais, visando acelerar a ação climática, ajudar a criar empregos e crescimento e a permitir que a Europa saia da crise COVID-19 mais forte, mais ecológica e mais resiliente.
Da agenda do evento constou ainda uma Declaração adicional “Green Digital Coalition” dirigida à indústria e aos CEO de empresas, no sentido de se comprometerem com ações específicas para acelerar a transição do setor de TIC para uma economia descarbonizada, circular e sem poluição e, ao mesmo tempo, contribuírem para uma economia inovadora, sustentável e resiliente.
- Programa the Digital Day 2021 Provisional Programme.