Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

World Ecolabel Day 2021 | 14 de outubro

World Ecolabel Day 2021

No dia 14 de outubro de 2021, celebra-se o Dia Mundial do Rótulo Ecológico (World Ecolabel Day 2021). Esta efeméride ocorre anualmente na segunda quinta-feira do mês de outubro e conta com a participação de mais de 50 países. A iniciativa é levada a cabo pela Global Ecolabelling Network (GEN), uma associação sem fins lucrativos, criada em 1994 e composta por 33 organizações de todo o mundo, dedicadas à rotulagem ecológica.


Os sistemas de rotulagem ecológica contemplados na GEN, são do “Tipo 1”, conforme especificado na norma ISO 14024. Tratam-se, portanto, de instrumentos voluntários de rotulagem ecológica, que assentam na avaliação de diferentes critérios ambientais, ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos ou serviços abrangidos. As avaliações têm de ser realizadas por uma entidade independente daquela que requer a atribuição do rótulo, utilizando para esse efeito referenciais claros e acessíveis a todas as partes interessadas.


A efeméride global pretende destacar produtos e serviços com rótulo ecológico que protegem as pessoas e o planeta, através da colaboração entre organizações governamentais e não-governamentais, empresas e estruturas associativas, aumentando o reconhecimento destes rótulos e prevenindo tentativas de branqueamento ecológico (greenwashing) junto dos consumidores. Veja aqui o vídeo da campanha do World Ecolabel Day.


Em Portugal, este ano, a efeméride é assinalada através da realização do evento “#REUE2021 | Promover uma Transição Sustentável”, que irá apresentar as mais recentes atividades de promoção do Rótulo Ecológico da União Europeia (membro GEN), destacar casos de sucesso nacionais e refletir sobre o papel deste sistema de rotulagem na promoção da sustentabilidade em Portugal, através de uma perspetiva multistakeholder, com a participação de empresas, associações e governo. O evento contará ainda com a participação da representante da Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, Paola Migliorini, e na sessão de encerramento, com o Sr. Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres. 


Registe-se neste evento até dia 12 de outubro em https://forms.gle/NdLJiAD989L8wjm7A e celebre connosco o Dia Mundial do Rótulo Ecológico.


  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões
  • TALKS 30 anos do mercado único europeu