Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Workshop de promoção do financiamento verde para as PME portuguesas reúne experiências nacionais e internacionais

promoção do financiamento verde

Lisboa, 27 de fevereiro de 2024 – A Direção Geral das Atividades Económicas (DGAE), em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e com o apoio da Direção-Geral do Apoio às Reformas Estruturais (DG REFORM) da Comissão Europeia, do Banco de Fomento e da Imprensa Nacional Casa da Moeda, realizou um workshop intitulado “Fostering Green Finance for Portugal’s SMEs” (Promoção do Financiamento Verde para as PME Portuguesas).


O evento, que teve lugar na Biblioteca da Imprensa Nacional, reuniu diversos especialistas e representantes de instituições financeiras e da sociedade civil nacionais e internacionais para discutir os desafios e oportunidades enfrentados pelas PME no acesso ao financiamento verde. Num cenário em que 55% das PME identificam a falta de fundos como uma das principais razões para a sua limitada ação na mitigação das mudanças climáticas, o workshop teve como objetivo principal apresentar dados, pesquisas e análises sobre o tema, tanto a nível nacional como internacional.


Marta Lima Basto, Subdiretora-Geral da DGAE, deu as boas-vindas aos participantes, seguindo-se as intervenções de Milena Raykovska, Vice-Chefe de Unidade de Crescimento Sustentável e Ambiente Empresarial da DG REFORM da Comissão Europeia e Marco Marchese, Coordenador de Projeto da OCDE. O workshop foi depois moderado por Marija Kuzmanovic, perita na OCDE para a temática do financiamento sustentável.


Foram debatidas questões cruciais, tais como os desafios na disponibilização e na aceitação do financiamento verde para as PME, o impacto dos novos requisitos de relatório de sustentabilidade na União Europeia, e como impulsionar a procura de financiamento verde por parte das PME.


Foram também apresentadas experiências internacionais de sucesso na prestação de apoio financeiro e técnico às PME para facilitar o acesso a fundos para projetos sustentáveis.


O evento contou com a participação na audiência de diversos representantes do ecossistema de financiamento às PME em Portugal, incluindo instituições bancárias de referência nacional, empresas de consultoria, entidades da administração pública e associações empresariais. No painel dedicado ao ecossistema nacional, estiveram Manuel Queiroz, Diretor Corporativo do Banco Português de Fomento, Marta Abreu, Chefe de Gabinete do Governador do Banco de Portugal, João Santos, Responsável pelo Grupo Banco Europeu de Investimento (BEI) em Portugal, e João Tomaz, responsável pela área Prudencial, Mercados e Sustentabilidade na Associação Portuguesa de Bancos.


As conclusões do workshop apontaram para uma ampla concordância sobre a importância de promover políticas e ações regulatórias que facilitem o acesso das PME ao financiamento verde, além de reconhecerem a necessidade de uma maior colaboração entre o setor público e privado para impulsionar a transição das PME para uma economia mais sustentável.


Esta iniciativa marca um passo importante na promoção do financiamento verde para as PME portuguesas e reforça o compromisso do país com a transição para uma economia mais verde e sustentável.


Este workshop faz parte do projeto “Strengthening Portugal’s policy frameworks to stimulate the greening of Small and Medium-sized Enterprises (SME) and green entrepreneurship and to support start-ups and scale-ups in industrial ecosystems through incubation and acceleration”, sob o Instrumento de Apoio Técnico (TSI) 2023, apoiado pela DG REFORM. Com este projeto pretende-se, por um lado, intensificar os esforços para impulsionar a transição verde das PME e fomentar a criação e expansão de empresas verdes em fase de arranque (start-up verdes) e, por outro, reforçar o apoio a PME e start-ups inovadoras nos ecossistemas industriais através da avaliação da adequação da rede nacional de incubadoras e aceleradoras. No final do projeto, serão apresentadas recomendações de política e planos de ação para Portugal nestas duas vertentes.


01-03-2024


  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Canal de Denúncias