
Vencedores nacionais | European Enterprise Promotion Awards

Já são conhecidos os vencedores nacionais da edição de 2024 dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA), uma iniciativa da Comissão Europeia que distingue os melhores projetos e iniciativas de promoção empresarial nos 27 Estados-Membros da União Europeia, bem como nos países associados do pilar PME do Programa do Mercado Único.
Dos 15 projetos nacionais premiados, o júri nacional selecionou dois projetos que vão representar Portugal na grande final europeia, que vai ter lugar em Budapeste em novembro, por ocasião da Assembleia das PME (SME Assembly ) 2024. Para além dos vencedores por categoria, a edição deste ano da fase nacional EEPA contou com uma nova distinção, uma Menção Honrosa da Comissão Europeia.
Projetos selecionados:
- Categoria 3 - Apoio à transição digital
1.º lugar | Selos de Certificação de Maturidade Digital - Visam promover o reconhecimento de boas práticas digitais, via a certificação da maturidade digital em quatro dimensões - cibersegurança, privacidade, sustentabilidade e acessibilidade, reduzindo a exposição a riscos, assegurando conformidades com normativos e reforçando a confiança entre empresas e sociedade. Tem como objetivo a certificação de 15000 entidades, no período de vigência do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
Esta é uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto Português de Acreditação e o Instituto Português da Qualidade, as entidades certificadoras e a Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Tem como entidades parceiras a Direção Geral das Atividades Económicas (DGAE), Agência para a Modernização Administrativa I.P. (AMA), Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), e a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).
Categoria 5 - Apoio à transição sustentável
1.º lugar | Das lamas nascem telhas: um caso de economia circular no setor da água - O projeto da responsabilidade da AdDP- Águas do Douro e Paiva, foi selecionado pela sua abordagem pioneira na valorização de lamas do processo de tratamento de água para a produção de materiais cerâmicos, contribuindo para a estratégia nacional de economia circular. O projeto provou, ainda, ser sustentável e potenciador de sinergias entre empresas de setores tão diversos, sendo uma referência na transição sustentável em Portugal.
Quanto à menção honrosa da Comissão Europeia, o projeto distinguido foi "Programa Empresas Turismo 360º, promovido pelo Turismo de Portugal, I.P. Este programa incentiva as empresas do setor a reportar o seu desempenho em matéria de sustentabilidade, apoiando-as tecnicamente na integração dos fatores ESG – Environmental, Social and Governance na estratégia de negócio, na gestão e na cultura organizacional
Portugal possui um historial vencedor na competição europeia, encontrando-se no conjunto dos países que mais galardões receberam da Comissão Europeia.
Mais informação disponível aqui
08-10-2024