
Termina leilão do 5G

No dia 27 de outubro terminou a fase principal do leilão 5G em Portugal, atingindo-se um montante total de 566,8 milhões de euros, a serem disputados por 6 operadores de comunicações: NOS, MEO, Vodafone, Nowo, DixaRobil e Dense Air. O leilão prosseguirá agora nos termos do seu regulamento para as fases de consignação e atribuição dos direitos de utilização, com a audiência prévia dos candidatos e licitantes.
Na edição de 2020 do “Digital Economy and Society Index” (DESI), Portugal classificou-se na 12.ª posição, entre os 27, na dimensão de Conectividade, penalizado, essencialmente, pelos indicadores de “Preparação para o 5G” e do “Índice de preços da banda larga”. Com a conclusão deste leilão, espera-se que o desempenho de Portugal nesta dimensão do DESI venha a melhorar nos próximos anos.
De relembrar que, a 9 de março de 2021, a Comissão apresentou uma visão e percursos para a transformação digital da Europa até 2030, e que a 15 de setembro apresentou a proposta correspondente de um Guião para a Década Digital, em que o DESI se assumirá como instrumento privilegiado de monitorização do desenvolvimento digital dos Estados-Membros.
A edição de 2021 do DESI, que refletirá uma significativa alteração na sua estrutura de medição, tem data de publicação prevista para o mês de novembro.