
STIP Compass – Monitorização/análise das políticas nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação

O STIP Compass é uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia (CE) e da OCDE que visa reunir num único portal dados qualitativos e quantitativos sobre as tendências nacionais na política de ciência, tecnologia e inovação (CTI), apoiando a monitorização e análise contínuas das políticas de CTI dos países, contribuindo para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Através das suas várias interfaces, é possível explorar e descarregar dados sobre estas políticas, livremente acessíveis de acordo com os princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Re-usable).
A principal fonte de dados do STIP Compass consiste nas respostas dos países ao inquérito sobre políticas de CTI da CE-OCDE,lançado de dois em dois anos, tendo a edição mais recente sido realizada em 2025. Os dados são recolhidos no âmbito do Comité de Política Científica e Tecnológica (CSTP) da OCDE e do Comité do Espaço Europeu da Investigação e da Inovação (ERAC) da União Europeia, através de um inquérito dirigido a funcionários dos governos nacionais que trabalham em políticas de CTI em várias administrações públicas (incluindo ministérios e agências) utilizando um questionário em linha. O inquérito tem um âmbito alargado, abrangendo questões relacionadas com a investigação pública, a inovação empresarial e o empreendedorismo, a transferência de conhecimentos, as competências de inovação, a inovação para desafios societais e a governação do sistema CTI.
A Direção-Geral das Atividades Económicas foi uma das várias entidades portuguesas chamadas a dar o seu contributo para o preenchimento do inquérito realizado durante o passado mês de abril.
O resultado deste exercício, a nível nacional, foi a identificação e inserção no Portal STIP Compass de um total de 417 iniciativas políticas que poderá conhecer com detalhe clicando AQUI
05-11-2025












