Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Roteiro Tecnológico Industrial para tecnologias de baixo carbono nas Indústrias Intensivas em Energia

ERA


A Comissão Europeia publicou, em 8 de abril, o Roteiro Tecnológico Industrial para tecnologias de baixo carbono nas Indústrias Intensivas em Energia (IIE), com o objetivo de acelerar a transferência dos resultados da investigação e inovação para facilitar a transformação verde e digital do Ecossistema das IIE na União Europeia (UE). Os Roteiros Tecnológicos Comuns constituem-se como uma ação central na nova estratégia do Espaço Europeu de Investigação (EEI) para definir o caminho a seguir para a investigação e inovação (I&I) na indústria em áreas chave a nível europeu e nacional, com especial foco na redução das assimetrias entre Estados-Membros em matéria de inovação e na otimização do retorno dos resultados da investigação.


O Roteiro agora publicado vem complementar a revisão da Diretiva de Emissões Industriais, como proposto a 5 de abril, contribuindo para atingir a ambição da UE de poluição zero em 2050 anunciada no Pacto Ecológico Europeu. A descarbonização da indústria é um elemento-chave no caminho da UE para alcançar o objetivo de neutralidade climática até 2050 e uma meta intermediária de redução das emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 55% até 2030, conforme estabelecido na Lei Europeia do Clima. Como tal, trazer tecnologias industriais inovadoras de baixo carbono rapidamente para o mercado tornou-se mais urgente do que nunca. 

O roteiro para a tecnologia industrial do EEI esboça as principais tecnologias e os meios para as transferir para o ecossistema industrial das IIE a nível da UE e nacional, tendo como principais oportunidades de ação:

Avaliar a oportunidade de criação de uma Aliança Industrial ou plataforma similar;

Facilitar estratégias ou programas nacionais setoriais e intersectoriais específicos com os principais stakeholders;

Estabelecimento de uma comunidade de “ensaio” para a instalação pioneira de tecnologias industriais de baixo carbono;

Possibilitar maior valorização, explorando com a indústria a oportunidade de abrir a propriedade intelectual em tecnologias verdes intersectoriais;

Cooperar com organizações europeias de normalização e parcerias industriais para identificar e preencher lacunas neste domínio em tecnologias industriais inovadoras de baixo carbono.

O roteiro aponta para uma lacuna entre os atuais investimentos globais em I&I em setores consumidores intensivos em energia e o valor necessário para atingir as metas de emissões do Pacto Ecológico Europeu para 2030 e 2050. A maior lacuna no investimento diz respeito aos investimentos nos próximos anos nas primeiras instalações deste género para tecnologias industriais de baixo carbono e implantação adicional de outras tecnologias. Espera-se que este roteiro outras ações complementares venham a contribuir para solucionar esta lacuna.

Mais informação pode ser consultada aqui.



  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões