Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Roteiro para a Descarbonização da indústria da Construção

Roteiro para a Descarbonização da indústria da Construção



Teve lugar, no dia 26 de novembro de 2024, no Porto, a Conferência de Abertura do C2Ø – “Construction to Zero”: o Roteiro para a Descarbonização da Indústria da Construção, na qual a Direção-Geral das Atividades Económicas marcou presença.

 

Desenvolvido, em conjunto, pela Associação Técnica da Indústria do Cimento (ATIC) e pela Plataforma Tecnológica Portuguesa de Construção (PTPC), o projeto C2Ø – Construction to Zero tem como desígnio propor um roteiro estratégico para a descarbonização da fileira da construção e atividades industriais associadas, tendo em vista a prossecução das metas estabelecidas para 2050 ao nível da neutralidade carbónica. Para tal, o roteiro visa, por um lado, traçar cenários de evolução e identificar soluções tecnológicas e processos inovadores que contribuam para a transição ecológica e digital do ecossistema industrial da construção, e, por outro, capacitar de forma transversal todas as partes interessadas para a implementação das soluções de descarbonização.

 

Nesta sessão, foram apresentados publicamente os objetivos e áreas de abrangência do Roteiro C2Ø – “Construction to Zero”, bem como detalhados os resultados iniciais de diagnóstico e as propostas de sinergias entre as seguintes indústrias específicas que integram o ecossistema da construção: fabricação de outras obras de carpintaria para a construção; fabricação de produtos de betão para a construção; fabricação de betão pronto; fabricação de argamassas; e fabricação de misturas betuminosas.

 

O evento contou, ainda, com a intervenção, em vídeo, do Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa.

 

Podem ser consultadas mais informações sobre a Conferência e o Roteiro para a Descarbonização da indústria da Construção e atividades industriais associadas aqui.


27-11-2024






  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Canal de Denúncias