Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Roteiro Industrial Europeu das Tecnologias Circulares - Indústria Têxtil, Construção e Indústrias Intensivas em Energia

Roteiro Industrial Europeu das Tecnologias Circulares

A Comissão Europeia publicou, em 24 de janeiro, o novo Roteiro de tecnologia industrial do Espaço Europeu da Investigação (ERA) para tecnologias circulares e modelos de negócio, centrado na circularidade e nas necessidades de inovação das indústrias Têxtil, Construção e Intensivas em Energia.

O Roteiro, elaborado com os contributos dos Estados-Membros, da indústria e de outras partes interessadas, propõe uma abordagem abrangente para desenvolver e adotar as tecnologias circulares em todas as fases do ciclo de vida dos materiais e produtos e avalia os investimentos e programas de I&I e as tecnologias-chave, bem como, a sua maturidade e potencial. São também analisadas as condições-quadro que afetam o desenvolvimento de tecnologias e modelos de negócio, incluindo incentivos e barreiras à inovação.


Destacam-se as principais conclusões em matéria de I&I nas indústrias referidas:

1. É necessária uma abordagem do ciclo de vida para aproveitar plenamente o potencial das tecnologias circulares. A implementação de princípios de economia circular já nas fases de desenho e desenvolvimento dos materiais está alinhada com outras iniciativas, como o Plano Estratégico de Investigação e Inovação para produtos químicos (SRIP) ou o Manifesto dos Materiais 2030 e irá desencadear uma mudança mais sistémica, afetando não só a vida útil dos materiais, mas toda a cadeia de valor do serviço de produto.   

2. As tecnologias de fim de vida, incluindo tecnologias de pré-reciclagem, como tecnologias de recolha, triagem e desmontagem, necessitam de novos esforços para serem implementadas no mercado. Os dados sobre produtos e materiais são necessários ao longo de toda a cadeia de produção e utilização.

3. O design de novos produtos e os materiais avançados irá desencadear uma mudança mais sistémica em toda a cadeia de valor.

4. As tecnologias digitais têm um papel fundamental para a circularidade industrial, através dos ciclos de vida dos produtos. A sua utilização e impacto dependem frequentemente do seu papel específico e do seu estado de desenvolvimento nas fases de conceção, produção, triagem/reciclagem.

5. A regulamentação desempenha um papel fundamental para a economia circular no Mercado Único da UE. À medida que as propostas de nova legislação começam a abranger todas as fases do ciclo de vida dos produtos, a necessidade de tecnologias industriais inovadoras e de novos modelos de negócio aumenta para satisfazer requisitos de eco-design e circularidade.


Mais informação pode ser consultada AQUI 


02-02-2023








  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões