Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

REPowerEU: Ação conjunta para uma energia mais acessível, segura e sustentável

REPowerEU

A 8 de março de 2022, e perante a invasão russa da Ucrânia, a Comissão apresentou a iniciativa REPowerEU -  um plano que visa alcançar a independência europeia dos combustíveis fósseis russos antes de 2030. Esta iniciativa foca-se principalmente no gás russo, e propõe medidas que se destinam não só a dar resposta ao aumento dos preços da energia na Europa, como também a salvaguardar as reservas de gás para o próximo inverno.

Assim, e entre outros aspetos, esta iniciativa tem o objetivo de diversificar o aprovisionamento de gás. As várias medidas propostas permitirão, como tal, que a procura de gás russo se veja reduzida em dois terços até ao final de 2022. Mais concretamente, a REPowerEU contempla um conjunto de ações que permitirão a redução faseada de, no mínimo, 155 mil milhões de metros cúbicos de gás fóssil, valor este que é equivalente ao total das importações russas para o ano de 2021. 

De forma sucinta, esta iniciativa foi considerada essencial atendendo ao cenário geopolítico atual e considerando que as importações de gás da UE representam atualmente 90% do total do consumo, sendo que a Rússia representa aproximadamente 45% deste valor. Por todos estes motivos, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que “temos de nos tornar independentes do petróleo, do carvão e do gás russos. Não podemos depender de um fornecedor que nos ameaça explicitamente.”


A comunicação sobre a REpowerEU, bem como informações adicionais poderão ser consultadas em:
https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/pt/ip_22_1511  



  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões