
Relatório sobre o estado da Década Digital 2025

Foi publicado pela Comissão Europeia (COM) o Relatório sobre o estado da Década Digital 2025, que avalia os progressos da transformação digital da UE no sentido de alcançar os objetivos do Programa de Ação da Década Digital para 2030.
O relatório de 2025 identifica melhorias e desafios na consecução das metas digitais nos países da UE. Apesar dos progressos em domínios como a cobertura 5G básica e a implantação de nós periféricos, a UE ainda está longe de alcançar os seus objetivos em matéria de implantação de tecnologias fundamentais, como a IA, os semicondutores, a tecnologia 5G autónoma ou as competências digitais, e a proteção de grupos vulneráveis, como as crianças.
Apesar dos países da UE terem intensificado os seus esforços e os seus roteiros nacionais para a Década Digital, com medidas no valor de 288,6 mil milhões de EUR, o relatório salienta a necessidade de mais intervenções e investimentos públicos e privados para reforçar a capacidade tecnológica da UE, assegurando melhores infraestruturas e desenvolvimento de competências digitais.
O relatório sobre o estado da prossecução dos objetivos e metas em Portugal, disponível aqui, vem demonstrar uma avaliação positiva da COM, tendo sido alcançados progressos notáveis na disponibilização de serviços públicos digitais, com especial impacto no setor da saúde. Destacam-se também as robustas infraestruturas de conectividade existentes, nomeadamente a implementação de redes 5G.
Apesar de relevar a franca evolução do país, a COM faz notar que as empresas nacionais ainda apresentam uma baixa taxa de adoção de soluções de inteligência artificial, bem como deverão ser envidados esforços no sentido de permitir que estas tenham capacidade de inovação e crescimento. Existe ainda margem de progressão e melhoria das competências digitais básicas da população.
O relatório realça ainda as ambiciosas metas nacionais apresentadas na Estratégia Digital Nacional, na sua maioria alinhadas com as europeias, assim como faz notar o cumprimento da totalidade das trajetórias apresentadas por Portugal no seu roteiro nacional.