Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Relatório de Impacto dos Apoios à Inovação das PME e Startups Europeias

Relatório de Impacto dos Apoios à Inovação

26 novembro 2021 


No dia 24 de novembro a Comissão Europeia publicou o “European Innovation Council Impact Report 2021”, que documenta os resultados e o impacto da fase-piloto do Conselho Europeu de Inovação (EIC) que, desde 2014, financiou cerca de 5500 startups e PME e mais de 400 projetos de investigação e inovação em tecnologias emergentes. Este relatório inclui também o primeiro conjunto de investimentos do Fundo EIC, que foi incorporado em julho de 2020, como um fundo de investimento dedicado às startups, tendo, até à data, aprovado decisões de investimento de mais de 600 milhões de euros em 137 empresas.


Atualmente, o EIC desempenha um papel essencial no panorama da inovação Europeia. A sua abordagem única para identificar, desenvolver e ampliar as tecnologias inovadoras da Europa e a inovação disruptiva já está a originar resultados tangíveis.

Após uma fase piloto, o EIC foi lançado em março de 2021, no âmbito do Horizonte Europa, com um orçamento superior a 10 mil milhões de euros. Envolveu, entre outros, a criação de uma nova agência executiva sediada em Bruxelas (EISMEA), um aumento do Fundo EIC e o lançamento de três regimes de financiamento principais:

EIC Pathfinder: para investigação avançada de alto risco sobre tecnologias inovadoras, 

EIC Transition: para transformar os resultados de investigação mais promissores em oportunidades de inovação de alto impacto, 

EIC Accelerator: para empresas ambiciosas e inovadoras desenvolverem e ampliarem inovações de ponta com elevados impactos económicos e sociais.


No presente relatório a participação nacional traduz-se em 119 empresas financiadas através do EIC Accelerator e 53 empresas no âmbito do EIC Pathfinder.




  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões