
Reforçar a ligação entre IDE e PMEs em Portugal

No passado dia 12 de janeiro, teve lugar a apresentação do estudo da OCDE Strengthening FDI and SME Linkages in Portugal, que contou com a abertura do Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e do Secretário-Geral Adjunto da OCDE, Yoshiki Takeuchi.
O documento foca-se nos esforços de promover os benefícios do investimento direto estrangeiro na produtividade e inovação das PMEs, mediante a sua capacidade de absorção de conhecimento. A análise contida olha para diversos fatores como as parcerias estratégicas, integração em cadeias de valor, e o enquadramento político-institucional, e nota alguns pontos de reformas adicionais. Tem ainda um importante componente regional focado nas regiões Norte e Alentejo.
O estudo foi o resultado de uma colaboração entre a OCDE e vários organismos portugueses (AICEP, ANI, AD&C, IAPMEI, GEE, e Ministério da Coesão Territorial) sob coordenação da Direção Geral das Atividades Económicas. Foi o primeiro estudo-piloto entre a OCDE e a União Europeia sobre o reforço da ligação entre investimento direto estrangeiro e PMEs que será seguido de trabalho desenvolvido sobre outros países.