Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Publicação sobre Diversidade no Local de Trabalho da Unidade de Orientação Sexual e Identidade de Género do Conselho da Europa

workplace


No dia 16 de novembro de 2021, a Unidade de Orientação Sexual e Identidade de Género (SOGI) do Conselho da Europa, lançou a publicação “Diversidade no Local de Trabalho, uma Abordagem à Orientação Sexual, Identidade de Género ou Expressão e Características Sexuais”. Esta publicação visa auxiliar os Estados-Membros a respeitar as medidas de combate à discriminação da orientação sexual e/ou da identidade de género relacionadas com o emprego apresentadas na Recomendação CM/Rec (2010)5 do Comité de Ministros do Conselho da Europa . A publicação visa também auxiliar a implementação da Estratégia de Igualdade LGBTIQ 2020-2025 da Comissão Europeia.



Em toda a Europa, as pessoas LGBTI são alvo de discriminação e exclusão no local de trabalho com base na sua orientação sexual real ou percebida e/ou identidade de género ou expressão e características sexuais. Vinte anos após a aprovação da Diretiva de Igualdade de Emprego, 21% dos entrevistados na investigação de 2019 da Agência da União Europeia para os Direitos Fundamentais afirmaram sentirem-se discriminados no trabalho – uma subida de 2% relativamente ao estudo realizado em 2012. A variação positiva desta percentagem foi ainda mais acentuada na população de indivíduos entrevistados que se identificou como transgénero ou intersexual, verificando-se nestes casos percentagens na ordem dos 35% e 32%, respetivamente. Segundo o estudo, mais de um quarto dos entrevistados, 26%, afirma não revelar ser LGBTI no trabalho.


Leia aqui a publicação: https://rm.coe.int/diversity-in-the-workplace-a-sogiesc-approach/1680a477ce

Saiba mais sobre o estudo: https://fra.europa.eu/en/publication/2020/eu-lgbti-survey-results


  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões