
PT Carbon Link | Projeto-piloto disruptivo na cadeia de valor do cimento e Indústrias Intensivas em Energia

Foi recentemente apresentado o PT Carbon Link, um projeto estruturante destinado a criar a primeira infraestrutura integrada de captura, transporte e armazenamento de carbono (CCS) em Portugal, com potencial para transformar o paradigma da descarbonização nos setores com emissões hard to abate. A iniciativa foi promovida pela ATIC, que representa a indústria cimenteira nacional através da Cimpor e da Secil.
O projeto prevê uma rede de 680 km de gasodutos para transporte de CO2 e o armazenamento geológico na Bacia Lusitânica, com capacidade estimada superior a 90 milhões de toneladas, assegurando várias décadas de necessidades nacionais. O investimento total ronda os 2,2 mil milhões de euros, a realizar até 2045, financiado por operadores privados.
O evento contou com a apresentação do caso norueguês da Heidelberg Materials, que é o primeiro projeto de captura e armazenamento em funcionamento no mundo.
A ATIC sublinhou que cerca de 60% das emissões do setor são inerentes ao processo produtivo e dificilmente serão eliminadas, tornando o CCS essencial para cumprir as metas de neutralidade carbónica e garantir a competitividade industrial num contexto europeu cada vez mais exigente.
Este projeto foca-se apenas na infraestrutura de transporte e armazenamento de carbono, sendo que a captura perfaz outra fatia considerável dos investimentos. A utilização do carbono armazenado será outra dimensão a desenvolver no futuro.
Mais informação disponível em https://www.atic.pt/pt-carbon-link/.
16-02-2026












