
PACTO PORTUGUÊS PARA OS PLÁSTICOS | 2.ª FASE DA CAMPANHA NACIONAL PARA UMA UTILIZAÇÃO RESPONSÁVEL DO PLÁSTICO

Na sequência do lançamento, em 18 de setembro de 2020, de uma campanha de sensibilização dos consumidores sob o mote “Vamos Reinventar o Plástico”, com o objetivo de promover a transição para a economia circular para os plásticos em Portugal, o Pacto Português para os Plásticos (PPP), uma plataforma liderada pela Associação Smart Waste Portugal que conta com o apoio institucional da Direção-Geral das Atividades Económicas, irá avançar, em janeiro de 2021, com a 2.ª Fase desta Campanha de Comunicação, agora com foco nos Rs de “Reutilizar” e “Reciclar”.
Os membros do PPP comprometeram-se a atingir um conjunto de metas até 2025, que incluem a definição, até final de 2020, de uma lista de plásticos de uso único “problemáticos ou desnecessários” que possam ser eliminados do mercado até 2025, a incorporação, em média, de 30% de plástico reciclado nas novas embalagens, garantir que pelo menos 70% das embalagens sejam efetivamente recicladas e que 100 % das embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis e finalmente promover atividades de sensibilização e educação junto dos consumidores para a utilização circular dos plásticos.
A campanha "Vamos Reiventar o Plástico" visa a sensibilização dos consumidores e aposta numa abordagem online, com presença nas redes sociais e no website: www.pactoplasticos.pt.