Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Novos critérios do Rótulo Ecológico da UE para produtos de higiene absorventes e copos menstruais reutilizáveis

Novos critérios do Rótulo Ecológico da U

A Comissão Europeia adotou novos critérios de atribuição do Rótulo Ecológico da União Europeia (REUE) para os produtos de higiene absorventes e os copos menstruais reutilizáveis, reforçando os critérios já existentes para fraldas, tampões e pensos e definindo novos critérios para os copos menstruais reutilizáveis.


Estes critérios mais recentes e ambiciosos garantem a redução do impacto ambiental dos produtos de higiene absorventes e dos copos menstruais na atmosfera, na água, no solo e na biodiversidade, bem como a redução dos danos ou riscos ambientais relacionados com a utilização de determinados produtos químicos. Por exemplo, no caso dos produtos de higiene absorventes, são impostos limites mais rigorosos às emissões de poluentes atmosféricos e aquáticos, bem como às emissões de CO2. 


Os requisitos relativos às fibras promovem o abastecimento a partir de florestas geridas de forma sustentável. São proibidas muitas substâncias perigosas, como agentes antibacterianos, formaldeído, parabenos, desreguladores endócrinos e ftalatos. As fragrâncias e loções que podem causar alergias também são proibidas nos tampões, pensos, fraldas e copos menstruais com REUE. 


Além disso, ambos os conjuntos de critérios incentivam práticas de economia circular, incluindo a redução de resíduos e a utilização de material reciclado nas embalagens. Por último, a utilização de copos menstruais reutilizáveis incentiva a reutilização como um comportamento de consumo sustentável, levando à redução dos plásticos de utilização única, poupando assim recursos e evitando resíduos.


Para além dos aspetos ambientais, os novos requisitos incluem também critérios de adequação à utilização que garantem produtos de elevada qualidade e uma verificação obrigatória, por terceiros, das práticas de responsabilidade social das empresas no que diz respeito aos aspetos laborais.


Poderá consultar os novos critérios na página da Comissão Europeia. Estes critérios serão apresentados num webinar no dia 11 de outubro de 2023. Registe-se aqui ate ao dia 9 de outubro de 2023.


29-09-2023


  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Canal de Denúncias