Novo Verde Packaging Enterprise Award
A iniciativa Novo Verde Packaging Enterprise Award ’22 integra as atividades de Investigação e Desenvolvimento da entidade gestora Novo Verde, com o objetivo de dinamizar a inovação e premiar os melhores desenvolvimentos no setor das embalagens e resíduos de embalagens, com origem, designadamente, na indústria, comércio, serviços e academia.
No dia 21 de novembro de 2023 foi conhecido o grande vencedor do Novo Verde Packaging Enterprise Award’ 22, prémio que contou com a Diretora-Geral das Atividades Económicas no painel de jurados. Neste contexto, o projeto “Bio Reboot – Transformação de Resíduos Agrícolas” recebeu um prémio no valor de 25.000€, tendo sido ainda atribuída uma menção honrosa ao projeto “Repete – Sistema digital de embalagens reutilizáveis para take-away”.
Abaixo apresentam-se os resumos dos 4 projetos finalistas desta edição do Novo Verde Packaging Enterprise Award:
- Projeto “Bio Reboot - Transformação de Resíduos Agrícolas”
Com sede na Região Autónoma da Madeira, a BioReboot™ é uma start-up que tem como foco o reaproveitamento de resíduos agrícolas e a sua transformação num biopolímero que pode ser manufaturado em produtos de valor acrescentado para substituir tabuleiros, vasos e sacos plásticos descartáveis, geralmente usados no setor da agricultura.
- Projeto “Repete - Sistema digital de embalagens reutilizáveis para take-away”
O CENTIMFE (Centro Tecnológico da Indústria de Moldes) concebeu uma embalagem inteligente, desenhada e fabricada em Portugal, em silicone alimentar, reutilizável e por isso altamente resistente e durável, que potenciará a retirada de circulação milhares de descartáveis, cujo sistema digital associado permite proceder à gestão de stocks e acompanhar o seu ciclo de vida.
- Projeto “PlanetPaper.Eco - Embalagem Sustentável e Biodegradável de Uso Único”
Um conceito inovador que tem como base o aproveitamento de resíduos de lamas de celulose provenientes de fábricas de papel e que pretende ser uma solução de embalagens de uso único de papel mais sustentável para ser usada nos setores da farmácia/cosmética/indústria.
- Projeto “Digital Polymers - A perspetiva molecular dos polímeros reciclados”
Um projeto que visa o desenvolvimento de um modelo computacional de plásticos reciclados mais vocacionado para o polipropileno.
Para mais informações sobre estes 4 projetos, consultar: https://www.facebook.com/100064858265624/videos/856969166428651.
27-11-2023