
Linhas de Emergência para apoiar a reconstrução económica

No âmbito das medidas anunciadas pelo Governo para apoio às empresas afetadas pelas recentes tempestades que atingiram o país, o Banco Português de Fomento disponibilizou duas linhas de emergência com garantia pública, destinadas às empresas e entidades da Região Centro: Linha BPF Apoio à Reconstrução – Investimento e Linha BPF Apoio à Reconstrução – Tesouraria.
- Linha BPF Apoio à Reconstrução – Investimento
Destinada a apoiar empresas e entidades cujas instalações, equipamentos, ativos biológicos ou outras infraestruturas tenham sido afetados, a nova linha BPF Apoio à Reconstrução – Investimento disponibiliza um montante total de 1 000 milhões de euros, permitindo financiar até 100% dos danos causados. Sempre que existam indemnizações de seguros ou outras compensações, esses valores serão utilizados para amortizar o financiamento concedido, garantindo uma utilização eficiente dos recursos públicos. O apoio beneficia ainda de uma garantia pública do BPF, que poderá cobrir entre 70% e 80% do financiamento, dependendo da dimensão da empresa ou entidade beneficiária.
- Linha BPF Apoio à Reconstrução – Tesouraria
A nova linha de apoio no valor de 500 milhões de euros, destina-se a responder às necessidades imediatas de liquidez e fundo de maneio das empresas afetadas. A medida prevê financiamento ajustado à dimensão da empresa, com os seguintes limites máximos:
- Até 100 mil euros para microempresas;
- Até 500 mil euros para pequenas empresas;
- Até 1,5 milhões de euros para médias empresas;
- Até 2,5 milhões de euros para grandes empresas.
Tal como em outras linhas do BPF, o apoio beneficia de uma garantia pública, que poderá cobrir entre 70% e 80% do financiamento, dependendo da dimensão da empresa ou entidade beneficiária
As empresas que pretendam aceder a estes apoios devem formalizar a sua candidatura junto da Banca Comercial.
Abertura: 4 de fevereiro de 2026
Prazo Limite: 30 de junho de 2026 (ou até esgotar dotação).
Mais informações disponíveis em BPF.












