
Lançamento do Programa Deep2Start

O Governo vai lançar um programa de financiamento de projetos deep tech, o Deep2Start, no valor de 60,6 milhões de euros de financiamento público e com a capacidade de alavancar um investimento total de 110,6 milhões de euros.
O programa Deep2Start é composto por duas iniciativas:
• Fundo Deep Tech com 50 milhões de euros em financiamento público, prevendo alcançar um total de 100 milhões com investimentos privados. Estes fundos serão direcionados para projetos que promovam a transição verde e energética, em parceria com instituições como o Banco Português de Fomento e a Portugal Ventures;
• 10,6 milhões de euros de financiamento público adicional, distribuídos em articulação com a ANI, Portugal Ventures e Startup Portugal. Este montante será direcionado para (i) novos fundos de ignição que visam a transferência e valorização de conhecimento tecnológico e científico da academia para o ecossistema, bem como o apoio a start-ups em estado inicial de financiamento; e (ii) vouchers para apoiar a candidatura de projetos deep tech ao European Innovation Council Accelerator, um programa da Comissão Europeia que apoia start-ups e PME através de subvenções de capital.
Este programa, que concretiza as medidas 15, 16 e 17 do Programa Acelerar a Economia, visa promover o desenvolvimento de projetos deep tech e de startups com elevado potencial de inovação tecnológica disruptiva em Portugal.
A iniciativa vai chegar ao terreno no primeiro trimestre de 2025.
19-11-2024