Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Horizonte Europa/Acelerador EIC – PMEs portuguesas selecionadas para financiamento

Horizonte Europa

No dia 14 de outubro de 2022, a Comissão Europeia anunciou um novo lote de 75 start-ups e PMEs inovadoras selecionadas no âmbito do EIC Accelerator do Conselho Europeu de Inovação (EIC) para receberem, em conjunto, um financiamento de cerca 400 milhões de Euros.

De entre as empresas selecionadas, após uma avaliação rigorosa das candidaturas, feita por peritos externos e seguida de uma entrevista com um júri constituído por investidores e empreendedores experientes, encontram-se duas empresas portuguesas

IMMUNETHEP, S.A. com o projeto PARAGON NOVEL VACCINE (PNV) na área da saúde [proteção eficaz no domínio da Resistência Antimicrobiana (AMR)], e   

CHARGE2C-NEWCAP, Lda. com o projeto HYCAP v2.0 na área das tecnologias digitais/mobilidade (tecnologia híbrida de supercapacitor para uma mobilidade sustentável).

O objetivo é apoiar o desenvolvimento de projetos de inovação disruptiva, nas áreas da saúde, biotecnologia, tecnologias digitais, mobilidade e energia, entre outras. Para tal, cada empresa receberá apoio financeiro, de 0.5 até 15 milhões de Euros ou mais, que inclui uma subvenção e equity investment, este disponibilizado através do EIC Fund que já está completamente operacional. 

Adicionalmente, todos os projetos beneficiarão de Serviços de Aceleração Empresarial (Business Acceleration Services) que incluem, entre outros, consultadoria e acesso a investidores.

As empresas podem submeter as suas ideias ao EIC Accelerator a qualquer momento, sendo avaliadas em, aproximadamente, 4 semanas. Caso as ideias propostas cumpram os critérios de excelência, impacto e nível de risco, as empresas são convidadas a preparar e submeter as suas candidaturas completas, que serão avaliadas em datas fixas regulares, aproximadamente a cada 3 meses.

A próxima deadline está prevista para janeiro de 2023, sujeita à aprovação do Programa de Trabalho do EIC para 2023.


Para mais informações sobre novas oportunidades de candidatura clique AQUI.




  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões