
Financiamento para startups Deep Tech – Candidaturas Abertas

A ANI-Agência Nacional de Inovação acaba de lançar o primeiro aviso do novo Sistema de Incentivos à Competitividade das Startups| Voucher Go to EIC Accelerator e Voucher Deep Tech, com o objetivo de potenciar a inovação disruptiva e promover a internacionalização das startups nacionais de base tecnológica. Tem como destinatárias exclusivas as startups Deep Tech portuguesas que tenham recebido uma avaliação favorável na Fase 1 do EIC Accelerator.
Os apoios, a conceder no âmbito do Aviso ANI-2025-01, revestem a forma de incentivo não reembolsável, sob a forma de montante fixo, nos seguintes termos:
• Voucher Deep Tech | Avanço na maturidade tecnológica: Destinado a empresas que tenham recebido uma avaliação favorável na Fase 1 do EIC Accelerator (Step 1). Atribuição de € 60.000 a fundo perdido.
Tipologia de ações elegíveis: Definição de estratégia, gestão e consolidação dos direitos de Propriedade Intelectual; Apoio a processos regulatórios; Definição de estratégia e apoio legal e negocial em processos de investimento; Apoio técnico e legal a acordos com grandes empresas; Apoio a processos de prototipagem e system level demonstration; Aquisição de serviços de product development; Desenvolvimento de planos operacionais para a integração de critérios ESG; Apoio a processos de headhunting e recrutamento; Estudos de mercado para suportar estratégias de Go-to-Market.
• Voucher Go to EIC Accelerator | Apoio na candidatura ao EIC Accelerator: Tem como objetivo apoiar startups deep tech nacionais que tenham obtido um resultado positivo na fase inicial do EIC Accelerator. Este incentivo proporciona um apoio financeiro de €10 000 para cobrir os custos associados à preparação da candidatura à Fase 2 (Serviços para a elaboração da candidatura à fase 2 – Step 2 – Full Proposal, ao EIC Accelerator, incluindo a produção dos elementos obrigatórios anexos à candidatura; Serviços de design gráfico e produção vídeo, para realização do pitch deck e vídeo pitch).
Estas iniciativas fazem parte do Programa Deep2start anunciado em novembro de 2024 pelo Governo. Será gerido pela ANI e financiado através do fundo FITEC.
As candidaturas são apresentadas online em https://out.ani.pt/fitec, através de formulário eletrónico disponibilizado para o efeito.
Mais informações disponíveis aqui
12-03-2025