
Fim das barreiras às exportações da UE de azulejos cerâmicos para a Arábia Saudita

A União Europeia garantiu um compromisso por parte da Arábia Saudita que tem por objetivo a remoção de uma série de obstáculos que atualmente afetam as exportações de azulejos cerâmicos da União para aquele mercado.
Assim, a partir de 31 de março de 2022, os exportadores de azulejos cerâmicos da UE deixarão de ter a obrigação de se submeter a testes redundantes ou auditorias de produtos quando exportarem para a Arábia Saudita, o que significa que a exportação destes produtos para aquele destino se tornará mais barata, mais rápida e mais previsível.
Este compromisso é o resultado de uma negociação construtiva entre a União Europeia e a Arábia Saudita, no quadro de uma queixa apresentada em 23 de abril de 2020, pela indústria europeia (Associação Europeia da Indústria Cerâmica - "Cerame-Unie"), nos termos do artigo 4º do Regulamento sobre os Obstáculos ao Comércio.
A implementação deste compromisso da Arábia Saudita será monitorizada pela Comissão Europeia de forma a assegurar a sua total aplicabilidade e eficácia.
Para mais pormenores, consultar a página da DGTRADE: https://trade.ec.europa.eu/doclib/press/index.cfm?id=2377