Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Fernanda Ferreira Dias à conversa sobre o Rótulo Ecológico da UE no DECOPODe

Rótulo Ecológico da UE no DECOPODe

No momento da compra, como podem os consumidores perceber se um produto é realmente amigo do ambiente? Para refletir sobre esta questão, Fernanda Ferreira Dias, Diretora-Geral da DGAE esteve à conversa no DECOPODe. 

O DECOPODe é um podcast no formato de conversa entre entrevistadores e entrevistado, que se foca nas reflexões sobre o tema “consumo”, partilhando a sua visão sobre desafios atuais da sociedade, na perspetiva do consumidor e do cidadão.

Este episódio do DECOPODe surge no âmbito da campanha “Greenwashing: Não se pintem de verde! Contem as coisas como elas são”, que tem por base os seguintes dados da Comissão Europeia:


1) Em 50% das alegações ecológicas apresentadas em websites da União Europeia, os comerciantes não disponibilizam informação suficiente para que os consumidores possam avaliar criticamente a alegação feita;

2) Cerca de 37% das alegações ecológicas recorrem a termos vagos como “consciente”, “amigo do ambiente” ou “sustentável”, dando a impressão infundada de que determinado produto não tem impacte negativo sobre o ambiente;

3) Cerca de 59% dos comerciantes não fornece evidências, facilmente acessíveis, que justifiquem e sustentem a sua alegação.

É neste sentido que a DECO apela às empresas a aderir ao Rótulo Ecológico da UE, o EU Ecolabel, para aumentar a confiança dos consumidores e dotar as cadeias de valor de uma maior transparência. Por outro lado, a DECO também encoraja os consumidores a reivindicarem mais informação às marcas e a adotarem comportamentos mais sustentáveis, como comprar roupa usada ou trocar o carro pela bicicleta, entre outros.

A conversa com a Diretora-Geral da DGAE teve como foco o Rótulo Ecológico da UE enquanto certificação que distingue produtos com um nível elevado de desempenho ambiental de acordo com critérios exigentes que têm em conta todo o ciclo de vida do produto, desde a sua produção até à gestão dos respetivos resíduos. Assista ao podcast no Youtube ou oiça a partir da Soundcloud, Spotify ou de qualquer outra aplicação para assistir a podcasts.


09-03-2023



  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões