Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Estudo da OCDE destaca obstáculos e caminhos para o financiamento das PME para a Sustentabilidade

Estudo da OCDE

A OCDE divulgou recentemente os resultados de um estudo sobre as estratégias das instituições financeiras para financiar as PME em prol da sustentabilidade. 


Entitulado “Financing SMEs for sustainability – Financial institution strategies and approaches”, o policy paper apresenta as conclusões de um inquérito de 2023 realizado junto dos bancos públicos de desenvolvimento e das instituições financeiras privadas, realizado pela Plataforma da OCDE sobre o Financiamento de PME para a Sustentabilidade


O estudo fornece informações sobre as atuais abordagens e planos das instituições financeiras para a integração de considerações climáticas nas suas operações a favor das PME. Fornece igualmente informações sobre a oferta de apoio financeiro e não financeiro aos investimentos net-zero das PME e sobre os requisitos de dados relacionados com o clima.


Publicado a 5 de dezembro, o estudo revela que, embora as PME sejam responsáveis por 40% das emissões empresariais, o limitado acesso ao financiamento é um obstáculo significativo para as suas ações climáticas. As ausências de metas específicas e de planos de transição são um desafio atribuído à escassez de dados e expertise.


As instituições financeiras enfrentam obstáculos assinaláveis na integração de considerações climáticas, como a escassez de dados e capacidades internas limitadas. Para superar estes desafios, estas entidades estão a investir na formação da gestão e da força de trabalho, recorrendo a consultoria externa, incentivando à consciencialização interna sobre a temática e desenvolvimento de estruturas internas e de metodologias para análise e reporte de dados climáticos. Adicionalmente, estão a desenvolver esforços para diversificar as fontes de dados e para melhorar a sua qualidade através de soluções digitais.


A oferta de instrumentos financeiros sustentáveis para PME, como financiamento vinculado à sustentabilidade, é limitada. O estudo destaca o papel crucial do suporte não financeiro das instituições financeiras, que inclui workshops e consultorias, para ajudar as PME a medir e reportar o seu desempenho sustentável.


Os desafios incluem a procura por dados específicos sobre o desempenho sustentável das PME e a falta de uma abordagem comum para a recolha de dados, aumentando a carga administrativa sobre as PME. A pesquisa realça a necessidade de providenciar suporte substancial às PME de forma a atenderem à crescente procura por dados, destacando ainda a importância de adaptar padrões nos requisitos de dados simplificados.


Através da sua Plataforma sobre o Financiamento de PME para a Sustentabilidade, a OCDE anunciou medidas para enfrentar estes desafios, incluindo o lançamento de um diálogo global e partilha de conhecimento sobre práticas eficazes. O objetivo é não apenas aumentar o financiamento sustentável para as PME, mas também de criar condições para que estas empresas possam cumprir com a crescente procura de dados e com os requisitos de sustentabilidade. 


O policy paper completo encontra-se disponível no sítio da OCDE.


27-12-2024

  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Canal de Denúncias