Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Estado da União 2021

Estado da União 2021

No dia 15 de setembro 2021, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen realizou o discurso anual sobre o Estado da União Europeia (SOTEU) no Parlamento Europeu, sob o lema “Fortalecer a alma da nossa União”. Neste discurso fez um balanço das realizações do ano anterior e apresentou as prioridades para o ano seguinte, tendo sido seguido de um debate no Parlamento Europeu.

A Presidente da Comissão Europeia enviou, ainda, uma carta de intenções ao Presidente do Parlamento Europeu e ao Presidente do Conselho da União Europeia onde detalhou as ações que pretende prosseguir no próximo ano.

Neste quadro, destacou 6 áreas onde a Comissão pretende prosseguir os esforços no próximo ano:


Prosseguir os esforços de vacinação a nível mundial e na Europa, e reforçar a preparação para pandemias futuras.

Trabalhar no financiamento da ação climática, em conjunto com os nossos parceiros internacionais, destacando o papel do Pacto Ecológico Europeu e das iniciativas em desenvolvimento.

Prosseguir os esforços para moldar e liderar a transformação digital, criando emprego e fomentando a competitividade, de acordo com as nossas regras e valores, ao mesmo tempo que se promove a excelência tecnológica e a segurança de aprovisionamento. Neste âmbito, destacou o caso dos semicondutores.

A concretização do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, assegurando condições de emprego justas e cuidados de saúde melhores, bem como criando oportunidades para a juventude.

Reforçar a cooperação europeia no âmbito da segurança e defesa, incluindo a cibersegurança e o desenvolvimento de uma política europeia de ciberdefesa, e o reforço da cooperação com os aliados. 

Defesa dos valores e liberdades europeias e proteção do Estado de direito.


Os interessados poderão consultar:

- O discurso do estado da União 2021: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/pt/speech_21_4701 

- As realizações em 2020-2021: https://ec.europa.eu/info/files/state-union-2021-achievements-2020-2021_pt 

- A Carta de intenções da Comissão Europeia: https://ec.europa.eu/info/sites/default/files/state_of_the_union_2021_letter_of_intent_pt.pdf 





  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões
  • TALKS 30 anos do mercado único europeu