
Comissão Europeia lança consultas públicas para a co-criação das Trajetórias de Transição para os ecossistemas industriais de Aeroespacial e Defesa, Agroalimentar e Retalho

A Comissão Europeia lançou, no passado mês de julho, consultas públicas para a submissão de contributos pelas partes interessadas no âmbito da fase de co-criação das Trajetórias de Transição para os ecossistemas industriais de Aeroespacial e Defesa, Agroalimentar e Retalho.
No quadro da Estratégia Industrial Europeia, publicada em março de 2020 e revista em maio de 2021, as Trajetórias de Transição constituem planos de ação co-criados pela Comissão Europeia, em conjunto com os Estados-Membros e outras partes interessadas dos ecossistemas industriais, com vista a identificar as condições necessárias e propor ações concretas a fim de promover a dupla transição – verde e digital – e reforçar a resiliência nestes ecossistemas.
Com efeito, estas consultas públicas têm como objetivo recolher ideias, propostas e outros comentários de todas as partes interessadas dos ecossistemas industriais com o intuito de contribuir para a formulação das Trajetórias de Transição.
A consulta pública para a Trajetória de Transição para o ecossistema de Aeroespacial e Defesa estará aberta até dia 15 de outubro de 2023, podendo ser acedida aqui.
A consulta pública para a Trajetória de Transição para o ecossistema Agroalimentar estará disponível até dia 19 de setembro de 2023, através deste link.
A consulta pública para a Trajetória de Transição para o ecossistema de Retalho estará aberta até dia 26 de setembro de 2023, estando acessível aqui.