Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos da América

Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos da América

Realizou-se no dia 5 de dezembro, em Angra do Heroísmo, a 50.ª reunião da Comissão Bilateral Permanente (CBP) entre Portugal e os Estados Unidos da América (EUA).

A CBP foi presidida pelo Diretor-Geral de Política Externa do MNE, Embaixador Rui Vinhas, e pela Deputy Assistant Secretary do Departamento de Estado dos EUA, Jacqueline Ramos, e integrou o Embaixador de Portugal nos EUA, Francisco Duarte Lopes, a Embaixadora dos EUA em Portugal, Randi Charno Levine, o Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, o Diretor-Geral da Política de Defesa Nacional, General Lemos Pires, o Presidente do AIR Center, Professor Miguel Miranda, e representantes dos Ministérios da Defesa, da Economia e do Mar (DGAE e DGPM) e da Força Aérea.

Ao escolher a Ilha Terceira para celebrar a 50.ª CBP, contando com a generosa hospitalidade do Governo Regional dos Açores, do Representante da República e da Base Aérea n.º 4, Portugal e os EUA sublinham simbolicamente o papel histórico dos Açores e do Atlântico para a sua relação bilateral. Visitaram a Base Aérea n.º 4, nas Lajes, e o Parque de Ciência e Tecnologia Terinov. Nesse mesmo sentido, esta sessão da CBP dedicou-se aos Oceanos, em particular à importância da cooperação científica e tecnológica entre as universidades, departamentos governamentais e agências dos dois vizinhos Atlânticos.

As delegações sinalizaram a relevância dos laços transatlânticos e a crescente convergência de agendas e objetivos. Debateram o papel fundamental da NATO, a caminho do seu 75.º aniversário e da Cimeira de Washington. Reiteraram o seu firme compromisso de apoio à Ucrânia no contexto da agressão russa e discutiram a atual crise no Médio Oriente. Foram ainda abordados outros temas da agenda internacional e a vontade de ambos os países, os seus setores públicos e privados, em cooperarem juntos com parceiros em África e na América Latina.

Foram destacados os desenvolvimentos da cooperação americana nos Açores, bem como os progressos registados em matérias ambientais e laborais relacionadas com a presença da Força Aérea dos EUA na Base das Lajes, nos termos do Acordo bilateral de 1995.

A CBP adotou uma Declaração Conjunta que reflete o diálogo franco e construtivo que marcou a sua 50.ª sessão, disponível em português e inglês.


11-12-2023


  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Canal de Denúncias