Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Cofinanciamento nacional para instalações de teste e experimentação em Inteligência Artificial|20 abril, 16h

Test and Experimentation Facilities (TEFs)


Reunião de Esclarecimentos I 20 abril, 16h

Está aberta a call europeia AI Test and Experimentation Facilities (TEFs) - instalações de teste e experimentação de Inteligência Artificial - e que abrange quatro setores: Agroalimentar, Saúde, Produção industrial e Cidades e comunidades inteligentes. Em Portugal, o cofinanciamento deste concurso será assegurado no âmbito da medida Rede Nacional de Test Beds do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 




Será promovida uma reunião de esclarecimentos para apresentar o mecanismo de combinação de financiamento nacional, via rede nacional de Test beds, e de financiamento europeu, via rede europeia de TEFs setoriais. O evento irá realizar-se, no próximo dia 20 de abril, pelas 16h, e o registo para participação pode ser feito aqui


O cofinanciamento para a participação das entidades nacionais em calls europeias nesta área será assegurado através do Aviso n.º 03/C16-i02/2022 - Concurso para a apresentação de candidaturas para desenvolvimento de projetos no âmbito da medida Rede Nacional de Test Beds, publicado no dia 6 de abril. Enquadrada no âmbito da Componente 16 do PRR, a medida prevê a criação de uma rede nacional de 30 Test Beds para o desenvolvimento e teste de 3600 produtos e/ou serviços piloto e para acelerar o processo de transição digital, seja via um espaço físico ou virtual. 

As Test Beds funcionam numa lógica colaborativa entre as empresas responsáveis pela sua operação e as empresas e startups a quem prestam serviços relacionados com a experimentação e teste de produtos e/ou serviços piloto que se enquadrem em Technology Readiness Level (TRL) entre 5 e 9, com uma forte componente digital e/ou de simulação virtual/digital associada. 


Dada a heterogeneidade dos setores e das áreas temáticas e tecnologias, as candidaturas no âmbito deste Aviso deverão acomodar-se numa das três categorias de Test Beds:  Líder, Excelência ou Excelência Europa. Os candidatos a Test Beds Excelência Europa poderão candidatar-se às calls europeias referentes à criação da rede europeia de AI Testing and Experimentation Facilities (TEF), integrando um consórcio europeu. Para cada TEF setorial, caso o respetivo consórcio seja selecionado a nível europeu poderão ter acesso a financiamento adicional de forma a aumentar a escala de atuação da Test Bed para o nível europeu, suportado pelo Programa Europa Digital


Consulte mais informação sobre a call europeia TEF’s setoriais


Para mais informação ou esclarecimento de dúvidas contactar: 











  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões