Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Bairros Comerciais Digitais Portugueses nomeados para prémio “Capitais Europeias de Pequeno Retalho”

Bairros Comerciais Digitais Portugueses nomeados para prémio “Capitais Europeias de Pequeno Retalho”


Os Bairros Comerciais Digitais (BCD) de Braga e de Caldas da Rainha estão nomeados para a categoria “Cidades Vibrantes” do prémio Capitais Europeias de Pequeno Retalho (ECoSR).


Estes BCD integram uma das medidas bandeira para promoção da transição digital do comércio em Portugal, gerida pela Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência através da sua componente 16 – Empresas 4.0.


O Bairro Comercial Digital de Braga (Braga Smart Retail) tem como objetivo a modernização do comércio de proximidade através da adoção de soluções digitais, da valorização da identidade local e da promoção da colaboração entre agentes económicos. É uma iniciativa promovida em parceria entre o Município de Braga e a Associação Empresarial de Braga (AEB).


O Bairro Comercial Digital de Caldas da Rainha é uma iniciativa que resulta de uma parceria estratégica entre o Município das Caldas da Rainha, a AIRO (Associação Empresarial Da Região Oeste) e a ACCCRO (Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste). Visa revitalizar o comércio local, combinando a identidade histórica e cultural da cidade com as oportunidades do mundo digital. Procura constituir-se como uma comunidade viva que aproxima comerciantes, consumidores, turistas e a diáspora, oferecendo experiências únicas e integradas.


Os prémios ECoSR constituem uma iniciativa da Comissão Europeia (CE) tendo em vista identificar e distinguir cidades que alcançaram resultados notáveis de apoio ao pequeno retalho e em manter os centros urbanos vibrantes. Valoriza as histórias de sucesso de cidades que promoveram abordagens eficazes e inovadoras para a revitalização do pequeno retalho, as transições digital e verde do setor, bem como o apoio ao empreendedorismo e o envolvimento comunitário.


A cerimónia de atribuição de prémios está agendada para o próximo dia 28 de janeiro de 2026, em Bruxelas, e será uma oportunidade para celebrar as cidades que lideram a inovação no pequeno retalho, na sustentabilidade e na vitalidade das comunidades.

 

Está desde já convidado a participar, presencialmente ou online.


05-12-2025



  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Canal de Denúncias